Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.08.17 - 11h27

Agosto Dourado lembra a importância da amamentação

O mês terá uma programação de oficinas, orientações e incentivo ao aleitamento em várias unidades da Secretaria de Saúde do Recife

 

A Prefeitura do Recife inicia nesta terça-feira (1º) as atividades do Agosto Dourado, mês em comemoração ao aleitamento materno, oferecendo uma série de atividades sobre o assunto. Dentro da programação, que acontecerá no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, maternidades e outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde, haverá palestras em salas de espera sobre importância da amamentação, orientações sobre alimentação suplementar para bebês, oficinas de ofurô, exibição de documentários, distribuição de vidros para coleta de leite e realização de “mamaços” - ato simbólico que reúne várias mães amamentando seus bebês.

Na Maternidade Bandeira Filho, localizada em Afogados, até o dia 7, será comemorada a Semana Mundial da Amamentação, com o tema “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. Dentro da programação, haverá o Dia da Beleza, palestra para os pais sobre a participação do homem no aleitamento, apresentação da Orquestra Criança Cidadã, do Coque, e inauguração do espaço de leitura, batizada de ‘Leitramento’.

No HMR, além de mamaços, exibição de vídeos temáticos e palestras para as pacientes, será inaugurada, no próximo dia 17, a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta.

Direito - Reforçando as estratégias de apoio ao aleitamento materno, desde 2007 a Prefeitura do Recife garante Licença Maternidade de seis meses (180 dias) para as servidoras efetivas e desde março de 2013 esse direito foi ampliado para as servidoras da Administração Indireta, comissionadas e terceirizadas.

Banco de Leite Humano (BLH) - O banco de leite da Maternidade Bandeira Filho pasteuriza de 10 a 11L de leite por mês - quantidade que atende aproximadamente a necessidade de 50 crianças - e recebe, no mês, doação de leite de 20 a 30 mulheres, além da coleta feita na Maternidade Arnaldo Marques e no Hospital Memorial Guararapes.  Além disso, a Maternidade faz parte de uma rede de colaboração com outros Bancos de Leite Humano e atende em alguns hospitais particulares que possuem UTI Neonatal, mas não possuem BLH.

Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) Foi lançada em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação. A meta global até 2025 é que pelo menos 50% dos lactentes sejam amamentados. Isso exige uma vasta combinação de esforços que vai além da amamentação, em vários outros níveis como: a equidade de gênero, direitos trabalhistas, nutrição e saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Acesse a programação AQUI