Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.08.17 - 12h59

Mamógrafo móvel da PCR oferta exames em 36 ações em agosto

A partir do dia 14, as mulheres com deficiência poderão fazer o exame no mamógrafo adaptado

 

O caminhão equipado com mamógrafo, da Prefeitura do Recife, circulará durante o mês de agosto em 36 ações diferentes, passando por 26 bairros em todos os Distritos Sanitários da cidade. O primeiro bairro a receber a ação no mês é o da Macaxeira, nesta terça-feira (1º de agosto), das 8h às 17h, onde o veículo ficará estacionado ao lado Unidade de Saúde da Família Macaxeira. Até o fim do mês, serão disponibilizadas 2.880 fichas para a realização do exame mais importante na prevenção do câncer de mama.

A partir do dia 14, um mamógrafo adaptado também vai participar das ações nas comunidades, facilitando o acesso das mulheres com deficiência. O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia dirigida às mulheres na faixa etária em que o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é mais favorável, com maior impacto na redução da mortalidade.

Podem realizar o exame mulheres com idade entre 50 e 69 anos – faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. É preciso levar documento de identificação, comprovante de residência e Cartão SUS. Não precisa de marcação prévia.

Balanço – De janeiro até junho deste ano, o caminhão do mamógrafo recebeu 7.373 mulheres. Foram realizados em todo o município 12.282 mamografias (mamógrafo + exames na rede conveniada).

 

CONFIRA O CALENDÁRIO AQUI