Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 01.08.17 - 13h03

Moradores da Zona Oeste recebem orientações sobre empreendedorismo até a próxima sexta

img_alt

Sala do Empreendedor nos Bairros, ação itinerante realizada pela PCR, realiza oficinas e palestras gratuitas no CAIC da Vila Santa Luzia (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

A autônoma Luciana da Conceição Silva trabalha, desde 2014, como designer de interiores. Mesmo sem formalização, ela presta serviços pra clientes nas áreas de decoração, móveis planejados e projetos de ambiente. Na noite da segunda-feira (31), Luciana compareceu ao CAIC Creusa Barreto Dornelas Câmara, no bairro da Torre, para participar da Sala do Empreendedor nos Bairros, ação itinerante realizada pela Prefeitura do Recife, que tem o objetivo de capacitar as pessoas para abrir ou gerenciar melhor seus próprios negócios. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontece até a próxima sexta (4), sempre a partir das 19h.

“Vim para aprender a tocar melhor o negócio. Quero aprender mais sobre como trabalhar como MEI e formalizar minha atuação, montando uma empresa e tirando CNPJ”, conta a profissional. Ao longo da semana, o evento – parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) –oferece uma programação de oficinas a palestras, com foco em orientar os participantes sobre temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo. Para participar, não é preciso ser morador da Torre.

Na terça (1), serão abordados os temas “Microempreendedor Individual - Para Começar Bem” e “Currículo Inteligente em Tempos de crise”, além de uma oficina sobre vendas. As oficinas “Controlar Meu Dinheiro” e “Inovar”, bem como a palestra “O Empreendedor de Sucesso”, acontecem na quarta-feira. Na quinta, é a vez da palestra “Alvará de Funcionamento” e das oficinas “Empreender” e “Crescer”. Por fim, na sexta haverá palestra sobre o tema “Legislação Trabalhista para Salão de Beleza” e as oficinas “Controlar Meu Dinheiro” e “Planejar”.

“Desde o começo do ano, estou fazendo pudim, mousse e doces em casa. No verão, as vendas estavam boas, mas pioraram no inverno. Vim aqui para aprender a administrar melhor o dinheiro”, diz a empreendedora Maria Luciana da Silva. Ela assistiu à palestra da gestora de Políticas Públicas do Sebrae, Tereza Nelma, que falou sobre empreendedorismo. “O ponto de partida é o sonho. A pessoa tem que saber se quer ter um emprego ou um negócio próprio. Onde ela quer chegar? Qual é o plano que tem para sua vida?”, afirma Teresa.

ORIENTAÇÕES – A gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo, falou sobre o serviço da PCR. “Orientamos as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais. No térreo da Prefeitura, funcionamos como um escritório de contabilidade para atender o empreendedor”, explica. A Sala atende também em três outros locais: Centro Público de Casa Amarela, Compaz do Alto Santa Terezinha e Compaz do Cordeiro. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).