Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.08.18 - 19h13

PCR realiza ações em alusão ao aleitamento materno no Agosto Dourado

img_alt

Unidades de saúde de todos os distritos sanitários participam da programação do mês especialmente voltado ao incentivo do aleitamento materno (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Agosto Dourado, em celebração ao aleitamento materno. Durante todo este mês, serão realizadas mais de 100 ações em todos os distritos sanitários do município, em várias unidades da Capital. O foco é informar as mães sobre a importância do leite materno nos primeiros meses do bebê e as melhores formas de realizar a amamentação, além dos cuidados necessários para isso. Nesta quinta-feira (2), haverá orientação e serviços para mães, no Compaz Governador Eduardo Campos, na Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha, de 8h às 13. Além de teatro, roda de conversa, palestras e mamaço.

Também nesta quinta haverá ações em outras unidades do município. O Agosto Dourado começou nesta quarta-feira (1º), com o início oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Outro equipamento da PCR, no qual haverá muitas atividades neste Agosto Dourado é o Hospital da Mulher do Recife. Nos dias 9, 16 e 23, a Unidade vai receber o Palhaçoterapia, projeto da Universidade de Pernambuco (UPE).  Por meio de atividades lúdicas, eles vão falar dos benefícios da amamentação. O grupo vai se apresentar no alojamento conjunto - onde mães e bebês ficam internados, e também nas salas de espera do ambulatório. Nos dias 15 e 16, a unidade promoverá o curso de manejo clínico do Aleitamento Materno. Ainda como parte das atividades do Agosto Dourado, haverá exposição com fotos relativas ao aleitamento materno.

A data - A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação. Ocorre em 120 Países e é celebrada oficialmente de 1 a 7 de agosto. O tema deste ano é “Amamentação é a Base da Vida”. O Agosto Dourado existe desde o ano passado no calendário oficial do Recife, de 1º a 7 de agosto.

Serviços no Recife - As quatro maternidades municipais fazem coleta de Leite Humano, e a Maternidade Bandeira Filho (Afogados) tem Banco de Leite Humano. As outras maternidades são Barros Lima (Casa Amarela), Arnaldo Marques (Ibura) e Hospital da Mulher do Recife (Curado). Todas elas possuem o certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

A Bandeira Filho recebeu a certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Quem quiser doar leite humano, deve entrar em contato pelo telefone (81) 3355-2235. A arrecadação de potes de vidro (com tampa rosqueável de plástico) para o Banco de Leite também funciona o ano todo.

Espaço Amamenta - A Secretaria de Saúde do Recife inaugurou, em junho deste ano, o Espaço Amamenta - Sala em Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, que fica no hall do edifício sede da Prefeitura do Recife. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, entre 7h e 17h (sem fechar para almoço, e conta com duas poltronas, em que as servidoras podem amamentar seus bebês ou realizar a ordenha. Também há um freezer para que o leite materno seja armazenado até o fim do expediente, quando as mulheres poderão levá-lo para suas casas. As profissionais orientam que esse transporte seja feito em bolsa térmica.

Benefícios - O correto aleitamento materno resulta em um desenvolvimento cognitivo e fisiológico mais completo, além de nutrir o bebê de amor materno. Em relação às mães, há estudos que apontam que a amamentação previne até mesmo alguns tipos de câncer, além de contribuir para a mulher voltar ao peso de antes da gestação. O útero também evolui mais rápido ao tamanho anterior.

Confira a programação AQUI