NOTÍCIAS

| 01.09.11 - 15h00

Motivação no trabalho será tema de capacitação para os profissionais do Academia da Cidade

Por Tádzio Estevam

Os profissionais do programa Academia da Cidade, programa de promoção à saúde por meio da prática da atividade física, receberão nesta sexta-feira (02) mais uma capacitação que acontecerá no Centro de Formação de Professores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena. O encontro será das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

O tema deste encontro, que acontece regularmente a cada 15 dias desde o início do programa (2002), é inédito. Ele irá abordar a motivação no local de trabalho. De acordo com a coordenação do programa, a motivação é a bola mestre para que as aulas possam fluir numa energia bastante positiva, uma vez que as aulas acontecem em lugares públicos, como praças e parques. Isso proporciona uma interação maior com o meio ambiente e por isso se faz necessário manter a motivação nos professores para que os alunos, que por muitas vezes chegam às aulas com problemas pessoais, possam sair do local com algum tipo de melhora seja física ou emocional.

Para ajudar os mais de 80 profissionais que irão participar da capacitação foram convidados quatro psicólogos do Centro Municipal de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) que se revezarão para repassar as técnicas sobre a temática.

Academia da Cidade – O programa existe desde 2002 com uma média de 60 mil atendimentos por mês nos 22 polos existentes nos seis distritos sanitários do Município. A equipe de profissionais é composta por mais de 100 professores de educação física que atuam no programa. As aulas de educação física e orientação nutricional acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Além dos polos em funcionamento, outros 19 serão construídos em parceria com o Governo do Estado, dobrando a capacidade de atendimento. As novas unidades serão construídas no Chié, Chão de Estrelas, CSU Afrânio Godoy, Cajueiro, Sitio dos Pintos, Burity, Vasco da Gama, Parque Santana, Roda de Fogo, Cavouco, Várzea, Mustardinha, Vila Tamandaré, Heróis da Restauração, Praça das Lavadeiras, UR-5, Vila dos Milagres, Cafesópolis e Jordão Baixo.

ASSUNTOS: