NOTÍCIAS

Cultura | 01.09.11 - 09h11

Prefeitura realiza Plenária Temática de Negros e Negras

Afoxé Yamim Balé Gilê animou os participantes da penúltima plenária temática do Ciclo 2011 do OP

Por Mauro Rossiter

Muita música e afoxé animaram os participantes da Plenária Temática de Negros e Negras, que faz parte do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2001 e aconteceu na noite desta quarta-feira (31), na quadra do Colégio Nóbrega, bairro da Boa Vista. Mais de 370 pessoas foram credenciadas para poder eleger as prioridades nas políticas públicas voltadas ao seguimento, bem como escolher, dentre mais de 40 cadastrados, os delegados e delegadas do OP.

Antes da votação, o Afoxé Yamim Balé Gilê tocou para as pessoas presentes, fazendo uma exaltação da cultura negra. Em seguida, a mesa da plenária foi composta pelas secretárias municipais Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã) e Rejane Pereira (Especial da Mulher), além do coordenador do OP, Augusto Miranda, do assessor técnico da Secretaria de Cultura, Júnior Afro, e de representantes da sociedade civil do seguimento.

Augusto Miranda ressaltou a conquista do espaço hoje ocupado pela população negra do Recife. “O espaço político, que é o mais difícil de ser conseguido, conquistado pela população negra, está consolidado, mas o importante é a continuação da luta para construir caminhos e conquistar nossas metas, fazendo uma cidade melhor”, disse.

Durante a penúltima plenária temática do ciclo 2011, os participantes puderam escolher, através do voto, as ações que fazem parte dos sete temas prioritários: Juventude, Religião e Igualdade, Política, Gênero, Cultura, Educação e Saúde da População Negra. Também foram eleitos os delegados e delegadas do OP que terão a responsabilidade de representar o seguimento na conquista de seus direitos.

No final da atividade, a diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Rosilene Rodrigues, fez uma prestação de contas das ações realizadas durante o último ano, e que foram eleitas de forma democrática pela população negra.

ASSUNTOS: