NOTÍCIAS

| 01.09.14 - 14h56

Ação no Sítio da Trindade destinou atenção especial à saúde do homem

Ação atendeu os públicos infantil, jovem e adulto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Quem foi ao Sítio da Trindade no último sábado, 30, pode contar com uma série de serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife à população do bairro de Casa Amarela e arredores. A ação que ocorreu dentro do Projeto Ação Social no Sítio da Trindade, parceria de várias secretarias municipais, entre elas de Cultura e Saúde, atendeu os públicos infantil, jovem e adulto.

A Secretaria de Saúde do Recife trouxe diversas ações promovidas pelas equipes dos Distritos Sanitários III e VII, mas o público masculino teve uma atenção especial com o encerramento do Agosto Azul, uma referência à saúde do homem que mereceu um cuidado diferenciado. "A gente trouxe o slogan O Homem que se cuida vive mais e melhor, para despertar a consciência que eles também têm que cuidar da saúde e não se sentirem apenas como os provedores da casa. Mesmo por quê, sem saúde não poderão cuidar da família", salientou o coordenador das políticas públicas da saúde do Homem da Secretaria de Saúde, Helton Bruno Feitosa.

O taxista, Luiz Alberto Ferreira, morador do Espinheiro, ouviu na rádio que os serviços seriam disponibilizados e veio fazer o teste rápido de HIV. "A gente normalmente não vai ao médico, vai deixando para depois, daí resolvi aproveitar essa oportunidade", disse Luiz que também apreciou a rapidez da entrega do resultado do teste. "Sai logo e não precisamos perder tempo", destacou.

Os homens que foram ao Sítio da Trindade puderam aferir a pressão, fazer teste de glicemia, receber orientações sobre os cuidados com a alimentação e a higiene bucal e atualizar a carteira de vacinação. Teve ainda quem aproveitou para levar seus animais para vacinar, receber orientações sobre exercícios físicos prestadas pelos profissionais da Academia da Cidade ou sobre como combater a dengue com as equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA).