NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.12 - 12h16

Acervo da biblioteca da Prefeitura do Recife agora conta com mais de 7 mil exemplares

[caption id="attachment_27914" align="alignleft" width="334"] Biblioteca da Prefeitura do Recife possui agora mais de 7.000 exemplares. Foto: José Alves[/caption]

Graças às doações de todas as secretarias municipais e da população, a Biblioteca da Prefeitura do Recife possui agora mais de 7.000 exemplares. Instalado no 8º andar do edifício-sede, o espaço é frequentado por funcionários, estudantes e público em geral, e reúne títulos sobre diferentes assuntos da cidade, como, arquitetura, legislação, planejamento urbano, cultura, turismo e história, inclusive dos bairros.

A preocupação da biblioteca é de estabelecer uma rotina junto aos servidores para preservar a memória técnica da Prefeitura e promover o hábito da leitura. Com a expansão do acervo a biblioteca passou a ter outra dinâmica com uma assiduidade maior, principalmente de estudantes”, afirmou o gerente da biblioteca, José Severino.

Dentre os diversos temas disponíveis sobre a cidade do Recife, estão catalogadas obras desde administração municipal, a demografia, direito, ecologia, economia, educação, engenharia, estatística, finanças, geografia, habitação, hidrografia, indústria, infra-estrutura. E ainda: Orçamento Participativo, política, sociologia, saneamento, geoprocessamento, segurança, transporte e urbanismo.

Biblioteca – Vinculada à Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, a Biblioteca foi criada para subsidiar o Plano Diretor da Cidade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo consultas e empréstimos de exemplares. São disponibilizados livros técnicos, DVDs, CDs e outras publicações sobre o Recife. Inclusive um banco de imagens, com fotos dos principais monumentos (pontes, praias, centro urbano). Os empréstimos de livros, por um período determinado de três dias, são renováveis e restritivos ao funcionalismo, mas qualquer pessoa tem acesso ao acervo. O público ainda dispõe de um computador para consultas. A biblioteca municipal recebe doação de materiais em bom estado de conservação, e quem desejra doar pode entrar em contato pelo telefone 3355-8473, ou se dirigir ao 8º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.