Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.11.17 - 20h28

Estudantes da Antônio Heráclio aprendem inglês através de vivência de Dia das Bruxas

img_alt

Atividades envolveram dez turmas com música, cenografia e danças. (Foto: Cortesia)

 

Estudantes de dez turmas do 6º ao nono ano da Escola Antônio Heráclio, em Água Fria, comemoraram em grande estilo a chegada do Halloween, festa que comemora o dia das Bruxas. O evento realizado no último dia 1 de novembro, fez parte do conteúdo programático das aulas de inglês, ministrada pela professora Adalgisa Xavier.

Após meses de discussão e um processo trabalhado em sala de aula, os alunos levaram uma semana para reproduzir a ambiência do Halloween dentro de uma sala de aula da unidade, que virou a ‘Casa do Terror’. Estudantes e professores recolheram material reciclável, reaproveiraram objetos de outras matérias como o esqueleto da aula de ciências, recolheram madeira para confeccionar o caixão e armaram um cenário de arrepiar.

O evento se dividiu em duas etapas. Durante a manhã, os alunos puderam vivenciar a atividade “tricks or treats” ou brincadeiras e travessuras, dentro da casa do terror. No passeio os alunos puderam entender a história do Halloween, o significado de seus símbolos e suas lendas. À tarde, as turmas fizeram apresentações musicais e de dança, todas em inglês. Com coreografia desenvolvida pelos próprios estudantes, a atividade fez sucesso e arrancou gritos e aplausos.

Há três anos à frente da disciplina de Língua Inglesa no colégio, a professora Adalgisa buscou um processo dinâmico para envolver os alunos. “Ouvia muitas reclamações que as aulas eram monótonas, então vi que era preciso algo a mais para despertar o interesse deles. Começamos com uma coisa minúscula, mas hoje, com o envolvimento de toda a escola pudemos montar uma bela festa e pudemos ver nos olhos deles a satisfação de organizar e vivenciar uma ação construída por eles”, conta a professora.

E quem pensa que o Haloween ficou só nas aulas de inglês se engana. A professora Jane Felix, de Matemática foi a grande parceira das aulas. Para a montagem do caixão por exemplo, os alunos puderam vivenciar, na prática noções de volume, medidas e 3D. Os alunos João Vitor, Ryan Santos e Matheus Guimarães de 17 e 16 anos, respectivamente, do nono ano, contam que a didática ajudou na matéria. “Acho que fica muito mais fácil quando a professora aborda um tema que todos gostam porque chama mais atenção e ajuda principalmente no desempenho da matéria. Estamos tristes porque próximo ano vamos sair da escola. Fico pensando se na outra escola vai ter, porque é algo que gostamos de fazer”, conta Matheus.