Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.17 - 15h46

Rodas de conversa com agremiações carnavalescas começam no Cais do Sertão

 
Hoje (1º), a partir das 14h30, brincantes dos Caboclinhos e Tribos de Índio protagonizam a conversa
 
 
Começaram ontem (31) as rodas de conversa tradicionalmente promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para pensar e pactuar o tradicional Concurso de Agremiações do ano seguinte com os carnavalescos. Além de representantes de várias agremiações e brinquedos, a abertura contou com a presença da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e do secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos. 
 
A programação continua hoje. A partir das 14h30, brincantes dos Caboclinhos e Tribos de Índio protagonizam a conversa, que será conduzida por Cidiclei Simões, presidente da Tribo de Índios Tupinambá, Amauri Rodrigues, presidente do Caboclinhos Tupã, e Sandro Guimarães, professor doutor em antropologia e pesquisador.
 
Na roda de conversa de abertura, a secretária Leda Alves convocou o grupo a pensar o Carnaval desejado por todos para os próximos anos. “Precisamos lançar esse olhar para o futuro, sonhando juntos o Carnaval que queremos colocar nas ruas da cidade daqui para frente”, disse a secretária. “Esses encontros são um terreno fértil. Quanto mais a gente ouvir os brincantes, mais vai aprender. Porque fazer Carnaval não é uma coisa simples. Não se trata de um evento. Carnaval é instrumento de luta: assegura cidadania por meio da cultura.”
 
Os participantes, já mergulhados nos preparativos carnavalescos, aprovaram o encontro. “Acho muito importante a Prefeitura nos chamar para conversar. Nós que mantemos o Carnaval na rua, com paixão, amor e dedicação”, disse Rosane Correia, do Clube Carnavalesco Misto Maracangalha.
 
Carnavalesca e filha de carnavalescos, Gláucia Almeida, do Bloco Com Você no Coração, celebrou a possibilidade de fazer a festa e a necessidade de pensar sobre ela. “A gente que é o Carnaval há tantas gerações sabe: a festa não vai morrer jamais. Mas é muito importante pararmos para pensar sobre nossas tradições”, disse, emocionada.
 
Segue o cronograma das rodas de conversa, que serão todas realizadas no Cais do Sertão, sempre das 14h30 às 17h:
 
1/11 - Caboclinhos e Tribos de Índios: Cidiclei Simões (Carnavalesco/ Presidente da Tribo de Índios Tupinambá), Amauri Rodrigues (Carnavalesco/ Presidente do Caboclinhos Tupã) e Sandro Guimarães (Professor Doutor em Antropologia e Pesquisador).
 
7/11 - Clubes de Boneco, Clubes de Frevo, Blocos de Pau e Corda, Troças Carnavalescas: Claudio Brandão (Carnavalesco/ Presidente do Clube de Boneco Seu Malaquias), Alcides Campelo (Carnavalesco/ Presidente do Bloco Lírico O Bonde) e Valéria Vicente (pesquisadora).
 
8/11 - Bois de Carnaval e Ursos (La Ursa):Romero Araújo (Carnavalesco e Pesquisador do Museu Cais do Sertão) e Aelson da Hora (Carnavalesco/ Presidente da FECBOIS)
 
9/11 - Maracatus de Baque Virado e Afoxés: Joana D´Arc (Carnavalesca/ Presidente do Baque Mulher/ Mestra do Maracatu Encanto do Pina), Ester Monteiro (Pesquisadora e brincante do Afoxé Oyá Tocolé) e Wanessa Paula (Carnavalesca/ Presidente do Maracatu Cambinda Estrela).
 
10/11 - Escolas de Samba e Blocos de Samba: Rogério Alves (Carnavalesco/ Presidente do Bloco de Samba Bole Bole), Nielson (Carnavalesco/ Presidente da Escola de Samba Deixa Falar) e Hugo Menezes (Professor Doutor em Antropologia)
 
14/11 - Maracatus de Baque Solto: Maria Alice (Pesquisadora) e Manoel Salustiano (Carnavalesco/ Presidente da AMBS)