Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.18 - 16h12

Feriadão de frevo, circo, exposições de arte e ecologia

img_alt

A Prefeitura do Recife, por meio das suas secretarias, promoverá várias atividades gratuitas de sexta (2) a domingo (4) em vários equipamentos e espaços públicos da cidade (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

 

Quem não vai viajar no feriadão terá muitas opções de lazer para curtir a capital pernambucana neste feriadão. Os equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife estarão cheios de programações para todos os gostos e idades. No Museu da Cidade do Recife e no MAMAM, não vai ter nem feriado. Até a sexta-feira (2) será dia de arte. O Paço do Frevo não abre na sexta (2), mas promove um Arrastão do Frevo no domingo (4). E para quem gosta de estar em meio ao verde, o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo da Jaqueira vão oferecer  trilhas e oficinas diversas. A Prefeitura do Recife ainda apoia a realização do Festival de Circo do Brasil.

No feriado desta sexta-feira, o Museu da Cidade do Recife vai funcionar normalmente, das 9h às 17h, e os visitantes poderão conferir a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. O museu também abrirá, no mesmo horário, no sábado (3) e no domingo. Informações: 3355-9540.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) estará aberto no feriado, a partir das 17h, para receber o Velório Poético – uma programação com performances, recital de poesia e artes plásticas. No sábado (3) e no domingo (4), o MAMAM funcionará das 13h às 17h com a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. Para mais detalhes:  3355-6871.

O Paço do Frevo não funcionará na sexta-feira, voltando a sua programação normal no sábado, com funcionamento das 14h às 18h e última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu. No domingo, o Paço promoverá um Arrastão do Frevo especial em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco (1/11). Esta edição contará com a participação de blocos líricos renomados como Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico e Bloco das Ilusões. A marcha, que anima foliões pelo bairro do Recife, tem concentração às 15h30 no Marco Zero e saída às 16h. O cortejo culminará no show do Coral Edgard Moraes, com parceria da Orquestra do Maestro Marcos Cesar e Recicoral, em frente ao museu, com acesso gratuito. Saiba mais: 3355-9500  ou http://www.pacodofrevo.org.br/.

A Galeria Janete Costa e o Museu Murillo La Greca estarão fechados durante todo o feriadão.

Quem quiser curtir esses dias ao ar livre poderá visitar os parques Santana, Caiara, Macaxeira, Dona Lindu e o Sítio Trindade, que estarão abertos normalmente todos os dias.

Os apaixonados pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer vão contar com o percurso exclusivo para bicicletas na próxima sexta-feira. No entanto, no domingo, para facilitar o acesso dos estudantes inscritos no Enem aos locais de prova, a Ciclofaixa não será montada. O projeto, que é composto por 36,5 km, conta com três rotas que passam por dezenas de escolas onde estarão sendo aplicadas as provas. A mesma medida será tomada com o projeto de sensibilização turística, o Olha! Recife, que não vai acontecer no fim de semana. As Academias Recife estarão fechadas nos dias 2 e 3 e retornam à normalidade na próxima segunda-feira.

Amanhã também será dia de picadeiro na capital pernambucana. A 14ª edição do Festival de Circo do Brasil estreia no Teatro de Santa Isabel, com apoio da Prefeitura do Recife. Trata-se de um dos maiores eventos do país dedicados ao circo, apresentando um novo olhar sobre a arte circense, trazendo espetáculos nacionais e internacionais, tradicionais e contemporâneos. Informações: www.festivaldecircodobrasil.com.br.

Também não vai faltar opção para quem quiser se divertir e se reconectar com a natureza neste feriadão. No Econúcleo do Parque da Jaqueira, vai rolar a trilha “Pés na Terra”, às 10h, e a vivência teatral “criações de personagens”, às 11h, na sexta-feira. Já o público adulto poderá conferir a oficina sensorial de plantas medicinais, às 16h, que vai aguçar os sentidos do tato, olfato e paladar. Ao final da oficina, os participantes ainda degustarão algumas espécies. A programação continua no sábado e domingo com as oficinas de hortas caseiras e compostagem; torneio de jogos digitais; meditação com o grupo Sahaja Yoga e muito mais.

Quem escolher o Jardim Botânico do Recife, além de desfrutar das belezas naturais da Mata Atlântica, poderá participar da atividade “Os sons ao redor: vivências ambientais musicais”. A prática, que acontece na sexta-feira, às 9h, faz uma reflexão sobre o verde e os sons produzidos pela vida em seu habitat e a relação com os sons urbanos. Já no sábado, às 11h, tem experiência musical com garrafas PET que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos através dos ritmos da nossa cultura. Estão previstas ainda trilha guiada; caminhada ecológica; histórias cantaroladas e oficinas. O JBR abre das 9h às 15h30, de terça a domingo. 

No sábado (3), o Parque da Macaxeira também recebe o último dia do 2º Festival de Juventude do Recife, a partir das 14h, quando haverá intervenções artísticas, oficinas, feirinha e a prévia da 15ª edição do Festival No Ar Coquetel Molotov. Isaar França e Luiz Lins são os dois artistas trazidos pelo Molotov. Haverá ainda apresentações do Grupo Cores Femininas e Nação de Maracatu Estrela Brilhante.

Para incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife, oFestival de Juventude também abriu espaço para apresentação artística de grupos jovens da cidade. Foram selecionados para subir ao palco o cantor e guitarrista recifense Fernandes, o grupo Ipueira Coco de Rua e a Companhia de Dança Nativos.

Também no sábado, os jovens do Compaz Eduardo Campos farão uma apresentação de dança de um trecho da peça “Tereza: uma luz chamada resistência”. O espetáculo homenageia figuras e grupos que marcaram história e deixaram seu legado no Alto Santa Terezinha. Durante todo o evento, a discotecagem ficará por conta do DJ Big, produtor cultural e educador social do Compaz, e da Rádio Libertadora, projeto idealizado por Eduardo Pontual, integrante do coletivo BoiKOT, que mistura música eletrônica com ritmos brasileiros.

 

Confira a programação ambiental completa:

 

EcoNúcleo do Parque da Jaqueira

 

Sexta-feira (2)

09h00 – Vivências Ambientais de Expressão Corporal

10h00 – Trilha Ambiental “Pés na terra”

11h00 – Em cena verde: vivências ambientais teatrais “criação de personagens”

14h00 – Apresentação do espaço sustentável + oficina de compostagem

15h00 – Contação de História “A árvore de Jô

16h00 – Oficina sensorial com plantas medicinais

 

Sábado (3)

9h – Oficina de Improviso Teatral

10h – Trilha ambiental

11h – Resíduo nos eixos: oficina de malabares com resíduos sólidos

14h – Conhecendo o Espaço sustentável: apresentação do Econucleo + trilha ambiental

15h – Torneio de jogos digitais

16h – Oficina de Hortas Caseiras + Oficina de Vermicompostagem

 

Domingo (4)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Vivência Ambiental: “natureza em movimento”

11h – Oficina sensorial com plantas medicinais

14h – Oficina de Teatro

15h –   Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

16h – Em cena verde: Dom e a máquina do tempo

 

Jardim Botânico do Recife

Sexta-feira (2)

9h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

10h – Caminhada Ecológica: “Trilha Selvagem”

11h - O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló”

13h30 – Historias Cantaroladas

14h10 – Caminhada Ecológica: “Trilha Selvagem”

15h10 – Mesa Sonora: vivências ambientais musicais

 

Sábado (3)

9h – Vozes do Meio “Sarau Ambiental”

10h - Arte no Meio

11h – Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Acolhimento com Dr. Natureza

14h00 – Trilha Guiada

15h10 – O meio que se conta: contação de história “Vila Sapucaia”

 

Domingo (4)

9h – Acolhimento com Dr. Natureza

9h30 -  Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

10h10 – Arte no Meio

13h30 – Acolhimento com Dr. Natureza

14h00 – Trilha Guiada

15h10 – Arte no Meio