Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 01.11.18 - 11h34

Festival da Juventude do Recife é aberto com festa de Dia das Bruxas no Alto Santa Terezinha

img_alt

Nesta quinta, a programação cultural e esportiva será no Parque do Caiara, na Iputinga, onde haverá torneios de futsal e futebol de campo, além de apresentação de grupos culturais da comunidade do Caiara (Foto: Divulgação)

 

Com um Rolezinho de Halloween do Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a Prefeitura do Recife deu início, nesta quarta-feira (31), ao 2º Festival de Juventude do Recife - #DefendendoDireitos, que vai até o próximo sábado (3). A abertura da programação contou com Batalha de Rimas de Monstros (MCs), Dança dos Mortos, concurso de fantasias, apresentação de ballet, música eletrônica e outras atrações que reuniram mais de 500 adolescentes e jovens da zona norte recifense neste Dia das Bruxas. Nesta quinta-feira (1º), a programação cultural e esportiva será no Parque do Caiara, na Iputinga, a partir das 13h, quando haverá torneios de futsal, futebol de campo, de barrinha, freestyle e apresentação de grupos culturais da comunidade do Caiara.

Com o tema #DefendendoDireitos, o evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), em parceria com o No Ar Coquetel Molotov e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Educação e outras pastas da PCR, além do Coletivo BoiKOT e da ONG Cores do Amanhã.

Cerca de dois mil jovens participaram da 1ª edição do Festival de Juventude, em outubro de 2017. De acordo com a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, este ano, quando a programação foi ampliada de um para três dias, a estimativa de público é três mil pessoas. “O festival é uma forma de mobilizar a cidade no sentido de poder celebrar com os jovens a conquista de direitos previstos no Estatuto da Juventude. Nesta segunda edição do festival, estamos descentralizando e ampliando as ações para garantir aos nossos jovens o acesso ao lazer, ao esporte e à cultura”, frisou a gestora.

Membro do Conselho de Juventude do Recife, Márcio Wamberto também destacou a importância do festival. “A realização desse evento é uma forma de garantir ao jovem o acesso gratuito a programações culturais e esportivas de qualidade nos espaços públicos. Isso é uma prova de que a PCR está no caminho certo em sua política pública de garantia de direitos”, avaliou o conselheiro de Juventude da Região Político-Administrativa (RPA) 4.

Vestido de esqueleto, o comerciante Wanderson de Souza, de 21 anos, morador do Alto Santa Terezinha, participou do concurso de fantasias. “Como sou muito magro, estou parecendo mesmo uma caveira ambulante”, brincou o jovem.

SÁBADO - O ponto alto da programação do 2º Festival de Juventude do Recife será o sábado, a partir das 14h, no Parque da Macaxeira, onde haverá intervenções artísticas, oficinas, feirinha e a prévia da 15ª edição do Festival No Ar Coquetel Molotov. Isaar França e Luiz Lins são os dois artistas trazidos pelo Molotov. Haverá ainda apresentações do Grupo Cores Femininas e Nação de Maracatu Estrela Brilhante.

Para incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife, o Festival de Juventude também abriu espaço para apresentação artística de grupos jovens da cidade. Foram selecionados para subir ao palco o cantor e guitarrista recifense Fernandes, o grupo Ipueira Coco de Rua e a Companhia de Dança Nativos.

Também no sábado, os jovens do Compaz Eduardo Campos farão uma apresentação de dança de um trecho da peça “Tereza: uma luz chamada resistência”. O espetáculo homenageia figuras e grupos que marcaram história e deixaram seu legado no Alto Santa Terezinha. Durante todo o evento, a discotecagem ficará por conta do DJ Big, produtor cultural e educador social do Compaz, e da Rádio Libertadora, projeto idealizado por Eduardo Pontual, integrante do coletivo BoiKOT, que mistura música eletrônica com ritmos brasileiros.