Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.11.18 - 11h46

Novembro Azul chama atenção para saúde integral do homem

img_alt

Atividades ocorrerão nas unidades de saúde e abordarão, além do câncer de próstata, cuidados com outras doenças (Foto: Cortesia)

 

As unidades de saúde da Prefeitura do Recife darão início, nesta quinta-feira (1º), às atividades do Novembro Azul – mês de conscientização para os cuidados com a saúde masculina. O tema da campanha este ano é ‘Saúde Integral do Homem’, em que nas atividades serão abordados, além do câncer de próstata, os cuidados com infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes e outras doenças. As ações acontecerão ainda em alguns Centros de Atenção Psicossocial, instituições religiosas e Casas de Semiliberdade. A programação completa está disponível CLICANDO AQUI.

“É um assunto que incluímos na nossa rotina há algum tempo, mas que reforçamos nos últimos meses, e já percebemos uma aceitação melhor do homem. Agora, muitos nos procuram para fazer seus exames”, afirma a coordenadora da Política de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Recife, Rafaela Marques.

Nos equipamentos de saúde, ao longo do mês, haverá rodas de conversa e salas de espera sobre assuntos relacionados à saúde do homem; avaliações de saúde (antropometria, hipertensão arterial, glicemia); testagem de HIV e sífilis e orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis etc.

“A Rede de Saúde do Recife tem fortalecido cada vez mais a Política Integral de Saúde do Homem, com iniciativas pioneiras no País, como o Cartão do Homem, onde ele pode registrar sua rotina de acompanhamento da saúde, e outras ações que respeitam e reconhecem a singularidade de cada um”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. O titular da pasta também destaca a sensibilização pela qual passou os profissionais de saúde, para a necessidade do olhar diferenciado para o público-alvo.

O Terceiro Turno (horário estendido) é uma das estratégias para aproximar os homens do serviço de saúde. O atendimento acontece das 17h às 21h, nos dias de semana, e das 8h às 12h, aos sábados. Os homens têm em média uma expectativa de vida de sete anos a menos do que as mulheres. Além disso, vários estudos mostram que os homens procuram menos os serviços de saúde para prevenção e promoção. Um dos obstáculos que eles mais relatam é a questão do acesso, o horário de funcionamento das unidades.

O Pré-Natal do Parceiro também vem sendo executado na rede municipal, cuja estratégia consiste em incentivar o envolvimento consciente e ativo de homens em todas as ações voltadas para o planejamento reprodutivo. Na prática, os homens são estimulados a acompanharem suas parceiras nas consultas do pré-natal, preparando-os para o momento do parto e o exercício da paternidade com responsabilidade. Durante a consulta, eles também passam por exames de rotina e testes rápidos. No Recife, hoje, 48 unidades de saúde têm implantadas essas atividades na rotina.

Cartão do Homem - Durante as ações, os homens participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços a ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo para todas as consultas.