Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 01.11.18 - 16h04

PCR inicia as Oficinas por Segmento e eleição para delegados da Conferência Municipal do Plano Diretor

As oficinas começam na próxima segunda-feira (05) e seguem até a quinta-feira (08). Para mais informações sobre a revisão do Plano Diretor: www.planodiretordorecife.com.br.

 

Na próxima semana, a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) realizará a penúltima etapa do cronograma participativo da revisão do Plano Diretor. Do dia 05/11 ao dia 08/11, serão realizadas as Oficinas por Segmentos. Sob a coordenação técnica do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de planejamento ligado à Seplan, as oficinas visam aprofundar alguns temas que já faze parte das discussões sobre o assunto. Durante esses dias de trabalho serão realizadas também as eleições para os delegados que participarão da Conferência Municipal, prevista de acontecer nos dias 03 e 04 de dezembro. Os detalhes sobre as atividades colaborativas e todo material até então produzido no que diz respeito à revisão da mais importante lei urbanística da cidade estão disponíveis no site www.planodiretordorecife.com.br.

Abrindo o calendário das Oficinas por Segmentos, estarão reunidos na próxima segunda-feira (05) os representantes de órgãos públicos. No dia seguinte, dia 06/11, é a vez das entidades profissionais, academias, centros de pesquisas e conselhos profissionais, além de ONGs voltadas para temática urbana ou ambiental. Na quarta-feira (07) a oficina é voltada para o empresariado com atuação na área do desenvolvimento urbano. Fechando essa fase da programação colaborativa, estarão reunidos os representantes sindicais voltados para o desenvolvimento urbano, movimentos sociais e populares com atuação na temática urbana e ambiental, além das demais articulações da sociedade civil.

Para nortear os trabalhos das oficinas, a equipe técnica apresentará o Caderno Preliminar de Propostas. As diretrizes estabelecidas como proposição no Caderno foram construídas ao longo do processo colaborativo iniciado em junho e discutidas em seis audiências seis Públicas Regionais, concluídas ontem (31/10).

O Caderno Preliminar de Propostas está ancorado em cinco premissas que visam qualificar o Recife enquanto uma cidade mais: Humana, Preservada, Sustentável, Integrada e Inovadora. O documento traça uma nova proposta para o zoneamento do Recife obedecendo a sua morfologia, que leva a consideração: ambiente natural, ambiente construído, áreas de preservação histórica e cultural, áreas de alagados, áreas de morro, Zonas Especiais de Interesse Social, entre outros.

Temas como ordenamento territorial; instrumentos urbanísticos; Zonas Especiais; princípios fundamentais da política urbana, seus objetivos e diretrizes; ordenamento territorial; diretrizes setoriais da Política Urbana; sistemas de planejamento urbano participativo e gestão democrática e de informação, fazem parte do documento que está sendo proposto para discussão. 

 

AGENDA - Oficinas por Segmentos

Segmento: Poder Público

Quando: 05/11/18
Horário:  13h30m
Local: Auditórios Recife / Rua Buenos Aires, 80, Espinheiro

 

Segmento: Entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais com atuação na temática urbana ou ambiental e ONGs voltadas para a temática urbana ou ambiental
Quando:06/11/18

Horário:  13h30
Local: Auditórios Recife / Rua Buenos Aires, 80, Espinheiro

 

Segmento: Empresariado ligado ao desenvolvimento urbano
Quando: 07/11/18
Horário:  13h30
Local: Auditórios Recife / Rua Buenos Aires, 80, Espinheiro

 

Segmento: Entidades sindicais de categorias profissionais ligadas ao desenvolvimento urbano, movimentos sociais e populares com atuação na temática urbana ou ambiental e demais articulações da sociedade civil

Quando: 08/11/18
Horário: 18h
Local: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire Rua Real da Torre, 299, Madalena