Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.12.17 - 11h50

Prefeitura promove 1º encontro das pessoas idosas matriculadas da rede de ensino

img_alt

O objetivo do encontro foi debater sobre a importância do processo de ensino e alfabetização do idoso como forma de promoção da cidadania e inclusão social. (Foto: Weslley D'Almeida/ PCR)

 

Cerca de 100 idosos do programa de alfabetização Lição de Vida e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em 17 escolas municipais participaram na tarde desta quinta-feira (30), do 1º Encontro das Pessoas Idosas da Educação de Jovens e Adultos da Rede de Ensino do Recife – EJA/Recife. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e aconteceu na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo do encontro foi debater sobre a importância do processo de ensino e alfabetização do idoso como forma de promoção da cidadania e inclusão social.

A programação contou com apresentação do cantor e violonista Valdir Esquina, contação de história comandada pela escritora Socorro Miranda e duas palestras, além de lanche. A mestre em psicologia clínica Cirlene Sales falou sobre a importância do convívio intergeracional, enquanto a gerente da Pessoa Idosa Cacilda Medeiros fez uma explanação das ações voltadas para o segmento desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Anderson Moura, coordenador do encontro e supervisor da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, ressaltou a importância do evento. “Considero esse encontro de hoje como fundamental para o fortalecimento da política municipal direcionada a essas pessoas, porque a taxa de analfabetismo dos idosos no Brasil é três vezes maior do que as demais faixas etárias. Além disso, Recife está entre as três capitais com maior taxa de envelhecimento, ao lado do Rio de Janeiro e Porto Alegre”, frisou.

Entre as idosas e idosos participantes do evento, a dona de casa Maria José da Conceição, de 94 anos, chamava atenção pela vivacidade e alegria. Aluna há dois anos da Escola Alto Santa Terezinha, ela conta que aprender a ler está sendo um desafio maravilhoso. “Já aprendi a escrever meu nome completo e estou fazendo muitos amigos na minha escola”, ressaltou, ressaltando sua independência ao confirmar que faz sozinha o percurso de casa à escola, no mesmo bairro, de ônibus.
Já o comerciante Alfredo Amaral de Barros, de 73 anos, que mora no Cordeiro e estuda na Escola Municipal Engenho do Meio, revelou que voltar a estudar depois ter parado aos 15 anos tem sido a realização de um sonho. “Voltei a estudar há quaro anos e me transformei em um leitor contumaz. Este ano vou concluir o ensino fundamental e também pretendo concluir o médio”, contou.

Lição - O Programa EJA/Lição de vida é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem o objetivo de incentivar o retorno das pessoas aos estudos ou colocar em sala de aula quem nunca estudou antes. Trata-se do passo inicial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e consequentemente, o processo de escolarização. Outro objetivo importante da parceria é reduzir o número de analfabetismo na capital pernambucana. De acordo com o último Censo do IBGE, a capital pernambucana ainda tem cerca de 100 mil pessoas analfabetas.