Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.02.21 - 20h29

PCR amplia vacinação contra covid-19 com abertura de novo drive-thru no Arruda

img_alt

Total de vacinados no Recife chegou a 27.862 nesta terça-feira (2) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A partir desta quarta (3), a Prefeitura do Recife abre mais um ponto de drive-thru para vacinação contra covid-19 dos grupos prioritários. O esquema será montado no Estádio José do Rego Maciel, na Avenida Beberibe, no Arruda. Com isso, o município passa a contar com 13 locais de imunização, sendo nove centros com salas de vacinação e quatro na modalidade drive-thru, em que não é preciso descer do veículo. Até o início da noite desta terça-feira (2), 27.862 pessoas já receberam a vacina contra o novo coronavírus.

Desse total, 15.203 são trabalhadores de saúde da linha de frente da covid-19; 10.773 são idosos a partir de 85 anos; 1.061 são trabalhadores da Atenção Básica à Saúde; 760 são pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; 65 são pessoas com deficiência severa maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.  

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thrus funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Estádio do Arruda. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. 

Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura do Recife iniciou a vacinação contra a covid-19 para os cerca de 6.500 profissionais da Atenção Básica à Saúde. Fazem parte deste novo grupo de profissionais, os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, além dos profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade – como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e polos da Academia da Cidade, por exemplo. Além desses profissionais, desde a última quarta-feira (27), a PCR também está imunizando, através de marcação, os idosos a partir de 85 anos e as pessoas acamadas nesta faixa etária.

AGENDAMENTO - A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). 

VACINÔMETRO - A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.