NOTÍCIAS

| 02.03.15 - 15h03

Novos residentes são acolhidos para Residência em Saúde do Recife

Nesta terça-feira (3), a partir das 8h30, o secretário de saúde, Jailson Correia, apresenta no 15º andar da Prefeitura do Recife, o Acolhimento aos 51 novos residentes dos Programas de Residência em Saúde (Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde) da Secretaria de Saúde do Recife. O número de residentes na cidade subiu de 2 (dois) em 2012 para 79 em 2015, com investimento anual de R$ 2,8 milhões, recursos dos Governos Federal e Estadual.

Este ano, são oferecidas Residência de Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Odontológica em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, e Multiprofissional em Vigilância em Saúde.

De acordo com a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Kamilla Matos, os programas têm o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera municipal. “A estratégia é transformar a Secretaria de Saúde em um Polo de Formação e Pesquisa comprometido com a qualificação de profissionais para o SUS”, explica Kamilla.

Ela falou ainda, que todos os programas seguem os princípios do SUS e são pautados a partir das necessidades locais. “São valorizados, para aprendizagem, cenários das Redes de Atenção à Saúde, tendo em vista que a atenção básica é um espaço privilegiado para formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar”, conta.

O serviço começou em 2010 com a Residência de Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar – SAMU Metropolitano, em parceria com a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, da UPE. Em 2013, a Residência em Psiquiatria foi adicionada e, em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, sendo a primeira residência centrada na rede de atenção psicossocial. Em 2014, foram abertas vagas para residentes em Medicina de Família e Comunidade, Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Enfermagem Obstétrica e Saúde Bucal.

Além das residências próprias, Recife mantém parcerias com outras instituições formadoras (Fiocruz/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, HC/UFPE, FCM/UPE, Procape/UPE, Ulisses Pernambucano, HGV, HBL, HAM, HOF, HR, IMIP, Hospital Maria Lucinda, Hospital Português, Hospital Miguel Arraes, Hospital Regional de Juazeiro, SAMU), inserindo no período de 2013 à 2014, 979 residentes de várias especialidades.

Serviço:

Evento: Acolhimento aos novos Residentes dos Programas de Residência em Saúde do Recife

Data: terça-feira, 3 de março

Horário: 8h30

Local: 15º andar da Prefeitura do Recife