Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.03.18 - 12h08

Estudantes participam de encerramento do projeto “Trote Legal – Com armas não se brinca”

img_alt

A programação do evento foi iniciada com o acolhimento aos estudantes e educadores na praça defronte ao Bloco B, onde acompanharam uma apresentação da banda marcial da Escola Antônio Farias (Foto: Adnan Morais/Cortesia)

 

Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras das escolas municipais Antônio Farias Filho (San Martin), Arquiteto Alexandre Muniz (Guabiraba) e Capela Santo Antônio (Imbiribeira) participaram, na tarde desta quarta-feira (28), no campus da Uninassau, no Derby, do encerramento das atividades do projeto “Trote Legal – Com armas não se brinca”. Realizado o ano passado pelo Instituto Ser Educacional, em parceria com a Mirabilândia e a Secretaria de Educação, o projeto envolveu 21 escolas e 1,3 mil estudantes a partir dos seis anos, e teve o objetivo de estimular entre os alunos a cultura da paz, por intermédio do recolhimento de armas de brinquedo que incitem a violência.

A Escola Antônio Farias, que foi responsável pela entrega da maior quantidade de material arrecadado, foi premiada com um kit multimídia, além de 50 ingressos do parque Mirabilândia. No total, os 160 alunos das três escolas presentes recolheram 1.838 armas de brinquedo.

A programação do evento foi iniciada com o acolhimento aos estudantes e educadores na praça defronte ao Bloco B, onde acompanharam uma apresentação da banda marcial da Escola Antônio Farias e destruição dos brinquedos por um rolo compressor. O ponto alto da solenidade foi a inauguração do Monumento à Paz, que teve sua base de cimento fresco ocupada por restos das “armas” recém-destruídas. O monumento é formado por uma estrutura de metal em forma de revólver, tendo afixado sobre ele uma pomba branca e uma bandeira da paz.

Representando a Prefeitura do Recife, o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, destacou a importância do evento. “Esse evento é de suma importância para trabalhar a cultura de paz com as crianças, tornando-as jovens distante das armas, que matam mais de 60 mil brasileiros por ano e, consequentemente, das drogas”, ressaltou. Técnica pedagógica do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (Neve) da Secretaria de Educação, Igara Freire considerou muito positiva as ações do projeto nas 21 escolas participantes. “Esse evento de hoje vem coroar todo um trabalho de conscientização contra a violência realizado durante o ano letivo 2017. A gente fez uma campanha de recolhimento junto a nossos estudantes que contou com a adesão de muita gente nas comunidades de entorno das escolas. Foi um sucesso absoluto”, frisou a educadora.

Estudante de 14 anos, Caio César gostou muito de participar do projeto. “Moro na Guabiraba e consegui recolher muitas armas de plástico. Achei legal, porque em minha opinião quando a criança usa arma como brinquedo acaba despertando o interesse de usar as de verdade quando crescer”, justificou. De opinião semelhante, a coleguinha Taynara Ster, de 13 anos, destacou que brincar com arma é um incentivo à violência. “Nós temos que aprender a respeitar todas as pessoas, principalmente os mais velhos”, argumentou.

Para Sérgio Murilo, diretor de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, o projeto “Trote Legal – Com armas não se brinca” foi um sucesso. “Como educadores, nós temos a obrigação de despertar nas novas gerações o espírito da paz, pois a arma não atira sozinha”, afirmou. Na mesma linha de pensamento, o vice-reitor da Uninassau, Antônio Neto disse que é cada mais importante criar eventos que digam não à violência. “A Prefeitura do Recife tem sido sempre uma parceira importante nos projetos desenvolvidos pela Uninassau. Nós só temos que agradecer e incentivar cada vez mais novas parcerias”, afirmou.

Já para Fernando Veras, coordenador de Marketing do Mirabilândia, trabalhar com crianças e jovens e uma forma de criar agentes multiplicadores da paz. “Nesse evento de hoje distribuímos passaporte para 40 crianças e dez acompanhantes. A Secretaria de Educação do Recife e suas escolas sempre participam das nossas promoções, a exemplo do Natal Legal. Acho que diversão e alegria também são formas importantes de afastar a violência”, frisou.