Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 02.03.18 - 12h11

Programa Escola Social do Varejo inicia novas turmas com 110 alunos

img_alt

Aulas inaugurais do curso, que tem o objetivo de capacitar jovens para atuar no segmento varejista, aconteceram nesta quinta (1) (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

O primeiro semestre do ano será de muito aprendizado para os 110 alunos matriculados no programa Escola Social do Varejo (ESV), desenvolvido pelo Instituto Walmart em parceria com a Prefeitura do Recife e o Instituto Aliança. O objetivo da iniciativa é capacitar jovens, com idade entre 17 e 24 anos, para atuar no segmento varejista, e as aulas começaram nesta quinta (1), no auditório do Compaz Governador Eduardo Campos, situado no Alto Santa Terezinha.

Iniciado em 2010, o ESV estimula os estudantes a desenvolver competências básicas e específicas que respondam às necessidades do mercado de trabalho no Brasil. “Para este ano, criamos uma plataforma para Educação a Distância com conteúdo específico para o curso”, informa a coordenadora pedagógica do Instituto Aliança, Roberta Albuquerque. Ela destaca que o ESV não oferece apenas qualificação profissional, mas uma completa formação cidadã, incluindo questões sociais, emocionais e de comportamento.

“É uma formação integral, como pessoa e como profissional. Trabalhamos o lado teórico alinhado com prático. O aluno aprende a trabalhar em equipe, num laboratório para o mercado de trabalho e para a vida”, reforça o educador responsável pela capacitação, Jocemar Barbosa Filho, o Mazinho. De acordo com ele, os desafios lançados em sala de aula ajudarão os jovens a encarar situações de conflito, exercendo a criatividade e desenvolvendo a capacidade de comunicação.

A secretária-executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife, Cristiane Guedes, acompanhou a aula inaugural do ESV neste semestre. “Parcerias como essa sempre dão bons resultados. Participar do curso é um passo enorme para os alunos, mas ao mesmo tempo é apenas o início da caminhada. Estão todos de parabéns”, afirmou.

PRIMEIRO EMPREGO - Além de preparar o jovem para atuar no varejo, o programa ESV garante a participação de processos seletivos para vaga de emprego após os cinco meses do curso. Uma oportunidade imperdível para a aluna Alexia Monike, moradora do Alto do Pascoal, que tem 20 anos e nunca trabalhou. “Quero conquistar o primeiro emprego e, com o dinheiro, pagar meu pré-vestibular, pois pretendo fazer universidade pública. Meu objetivo é estudar Nutrição ou Design de Moda”, afirma.