Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.04.20 - 10h07

Prefeitura do Recife dá dicas de como evitar o desperdício de alimentos durante a quarentena

Cascas, talos e folhas de alimentos que seriam descartados podem ser reaproveitados e transformados em novas receitas 

 

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o número de pessoas em casa aumentou e, consequentemente, o preparo de todas as refeições. Com isso, é necessária a adoção de hábitos que proporcione bem-estar comum. Neste período de quarentena, o reaproveitamento de alimentos surge como forma de economia financeira e prática sustentável ao evitar o desperdício alimentar. Nesse cenário, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), dá dicas de como reaproveitar e reinventar os alimentos em casa, podendo consumi-los com outros sabores e preparações.

A culinária sustentável por meio do reaproveitamento alimentar de cascas, talos e folhas de alimentos, que normalmente são descartados no lixo, é uma expertise da gestora do Projeto Angu das Artes, Angélica Nobre, responsável por ministrar oficinas sobre o assunto no Econúcleo Jaqueira, equipamento de educação ambiental da Prefeitura do Recife, atualmente fechado para combater a propagação do Covid-19. Há três anos, ela ensina receitas por meio do reaproveitamento total dos alimentos de forma itinerante, através de cursos e palestras, com foco na importância de uso de partes não-convencionais dos alimentos. Além da conscientização sobre o desperdício, Angélica toma nota sobre as propriedades funcionais que cada nutriente pode fornecer na alimentação, as chamadas “sobras” podem ser ricas em Vitaminas A e C, fibras e minerais e, quando reaproveitadas, tornam-se receitas novas ou até mesmo sucos, vitaminas e temperos. 

A primeira dica é economizar. No caso de alimentos, antes de ir ao supermercado, procure fazer uma lista com todos os itens necessários e priorize alimentos como legumes, verduras e frutas. Essa também é uma forma de evitar a compra de produtos que não serão consumidos. Ao chegar em casa, é preciso higienizar as compras corretamente. Outra forma consciente para evitar o desperdício é cozinhar a quantidade adequada para o número de pessoas que estão em casa. Porém, pode-se também cozinhar em grande quantidade e congelar o alimento, aproveitando para outras refeições. 

Cascas, talos, folhas externas e sementes também podem ser reaproveitados durante o preparo da refeição. Alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, couve-flor e hortelã podem ter suas folhas aproveitadas. Frutas como banana, tangerina, mamão, laranja, maracujá e goiaba podem ter suas cascas reutilizadas. Outras opções como agrião, beterraba, brócolis, couve-flor também possuem talos reaproveitáveis. “Normalmente, essas partes não convencionais são bastante nutritivas, muitas vezes mais nutritivas do que as partes convencionais, com mais fibras e tão saborosas quanto. Aquelas sobras que temos em casa, em nossas geladeiras também, podem compor um novo prato. Por exemplo: arroz pode virar bolinho, risoto, arroz de forno. Carnes podem virar risotos, tortas. Feijão pode virar sopa de feijão, tutu, bolinho. Pão pode virar farofa, farinha de rosca, torta, torrada. O ideal é aproveitar esse período para testar as habilidades culinárias e experimentar novos sabores e, com isso, evitar o desperdício alimentar”, explica Angélica Nobre.

Veja abaixo algumas receitas de Angélica Nobre e aproveite para fazer em casa:

Biscoito de coco

Bagaço de 1 coco

200g amido de milho

5 colheres de sopa de açúcar

5 colheres de sopa de trigo

1 margarina 250g

Mistura tudo, faz bolinhas, coloque na assadeira, amasse com um garfo e coloque para assar em forno pré aquecido por +- 25 min. Até começar a dourar por baixo. Deixa esfriar e guarda o recipiente fechado

Queijo muçarela caseiro

Ingredientes:

-1L de leite 

-1xic. de amido de milho 

-50g de queijo ralado

-100g de queijo muçarela

-200g de manteiga

-1 pitada de sal a gosto

Modo de preparo:

Dissolva a maisena no leite e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Logo em seguida, misture os demais ingredientes e mexa até desgrudar da panela. Coloque num recipiente, deixe esfriar e sirva em fatias.