NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.11 - 16h34

Codecir alerta para a possibilidade de chuvas intensas

Órgãos como Codecir, CTTU e Emlurb estarão em alerta para evitar transtornos à população, que pode solicitar atendimento24 horas pelo telefone 0800.081.3400

De acordo com boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá possibilidades de ocorrer chuvas intensas no leste do Estado entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (02). Também estão previstos picos de maré por volta das 3h (2,2m) e das 15h20 (2,2m), nesta segunda. Em razão disso, a Prefeitura do Recife reforçou o atendimento da Coordenadoria de DefesaCivil (Codecir), ampliando a equipe técnica de plantão. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também montou um esquema especial devido à previsão de chuvas. O efetivo de agentes de trânsito e as equipes de manutenção semafórica estão de sobre aviso e serão rapidamente ampliadas de acordo com a situação.

O serviço de atendimento da Codecir foi reforçado, com a ampliação da equipe técnica de plantão, que estará alerta para qualquer ocorrência. No caso de chuvas mais fortes, agentes da Codecir estarão de sobreaviso para os chamados que, porventura, venham a surgir. Ao todo, 18 profissionais estarão à disposição durante toda a madrugada. A Codecir orienta a população que mora nas áreas de risco e propensas a alagamentos, a ficar atenta e, em caso de sinal de risco, sair do imóvel, procurar um local seguro e entrar em contato com o órgão. Quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400, que gratuito.

Já as equipes de manutenção semafórica estarão de prontidão e podem ser expandidas de seis para 12 ou até mais. Caso necessário, também serão utilizados geradores para possibilitar o funcionamento de grupos de semáforos até o restabelecimento da energia elétrica em alguns lugares. A intenção é agilizar o conserto de sinais que apresentem falhas no funcionamento por causa das chuvas, variações ou cortes no fornecimento de energia.

Além disso, para garantir a fluidez do tráfego, o efetivo de agentes de trânsito será rapidamente reforçado de acordo com a situação. A CTTU já teve sua equipe de agentes ampliada, em definitivo, com mais 100 homens para auxiliar no monitoramento das ruas e avenidas da Capital. Caso seja necessário, mais guardas do setor de proteção ao patrimônio serão deslocados para auxiliar no ordenamento da circulação de veículos.

Operação Inverno - Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro, além de ações educativasporta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção eretificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.