Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 02.05.16 - 15h07

No Maio Amarelo, CTTU realiza ações educativas

A Companhia irá percorrer escolas públicas e privadas com oficinas educativas e palestras voltadas à conscientização no trânsito

 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai participar com ações educativas do Movimento Internacional Maio Amarelo, de 02 a 30 de maio, que tem como objetivo alertar as pessoas para os acidentes de trânsito. Em Recife, o projeto é liderado pelo Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (COMPAT), com o apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e das secretarias municipais de Educação e Saúde. 

As ações da Companhia vão percorrer diversas escolas, públicas e particulares, entre a segunda-feira (2) e o dia 30 de maio, com oficinas educativas e palestras voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais. Durante este período, a CTTU também vai capacitar os orientadores de trânsito, abordando, principalmente, a orientação de procedimentos nos casos de acidentes de trânsito com vítimas. A ação acontece com o apoio do SAMU e do CBMPE.  No dia 7, sob a coordenação da Operação Lei Seca, haverá na Avenida Governador Agamenon Magalhães abordagens educativas junto aos motoristas, com o intuito de reforçar a importância de dirigir com prudência e o respeito à vida. 

Para Francisco Irineu, Gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, ações desse tipo são fundamentais para que, cada vez mais, acidentes sejam evitados. "Acredito que movimentos como o Maio Amarelo devam sempre existir por contribuir para o fortalecimento da conscientização coletiva em respeito à vida. É muito importante debater e agir em prol de um trânsito mais seguro para as pessoas", avalia.

 

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.