Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 02.05.18 - 10h35

Recife Antigo de Coração aconteceu no último domingo

img_alt

Ação transformou o bairro em um grande pólo de diversão e cultura e recebe lançamento da terceira edição do Recife Coffee, shows musicais e atividades esportivas (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

No último domingo aconteceu o Recife Antigo de Coração, a edição mensal especial e ampliada das ações de diversão, entretenimento e cultura realizadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, no bairro.

A movimentação começou logo cedinho com a tradicional Ciclofaixa de Turismo e Lazer na Rua do Bom Jesus e na Av. Barbosa Lima, 7h às 16h. Já a Av. Marquês de Olinda, das 8h às 16h, foi o espaço reservado para o Bike Sem Barreiras, projeto que visa a promover a inclusão social, oferecendo bikes especiais, acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A partir das 12h, a Viu Marcas ativou o espaço infantil Além da Lenda, com estrutura de Parque Temático de brinquedos infláveis. Houve ainda o Projeto Um Livro de Coração, com distribuição e doação de livros.

A partir das 9h, o Projeto Recife Recebe abriu as portas para o “Movimento Novo Norte”,  na Av. Alfredo Lisboa, em frente ao antigo Santander Cultural, com  expositores de 10 municípios da Mata Norte, através do Programa Líder - SEBRAE, trazendo um pouco da arte e cultura da região. A tradicional Feirinha do Bom Jesus e Prodarte aconteceu das 14h às 22h, na Rua do Bom Jesus, com artesanato local e culinária regional.

Subiram ao palco cultural: Geo Sanfoneiro de Timbaúba, às 13h, Mestre Anderson – Ciranda de Nazaré da Mata, às 14h, Cavalo Marinho Infantil de Aliança, às 15h, Ed Carlos, às 16h, Andréia Carvalho “Dançando na Rua”, às 17h e Orquestra Surreal, às 18h.

O Polo Cervejeiro aconteceu especialmente no sábado 28 e no domingo das 11h às 21h, na Rua da Guia, com expositores de cervejas artesanais pernambucanas. Já no Polo Gastronômico, que acontece no Boulevard Rio Branco, a novidade foi o Café na Rua, ação de degustação gratuita de cafés espressos, filtrados e com leite, para divulgação do terceiro Recife Cofee, festival que acontecerá este mês.  O Boulevard foi ainda espaço para o pré lançamento da Revista Sombras do Recife, da quadrinista Roberta Cirne, com oficina de leitura e contação de história.

Das 12h às 18h, a Av. Marques de Olinda virou uma grande pista de dança com o Internacional Day of DJ - Ano 3, onde representantes da cena musical eletrônica celebraram o dia mundial do DJ, evento organizado pelo Sindjs - Sindicato do DJ de Pernambuco. DJ kiese abriu a festa, sendo seguido pelo DJ l-ghomix, às 12h50, depois se apresentaram:  DJ Gil Oliveira, às 13h40, DJ Lucke, às 14h20, DJ Rico Motta, às 15h, DJ Rafael, às 15h50 e DJ RBS, fechando o festival.

 

Atividades Esportivas

Na Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h, houve Mini Futebol, Vôlei, Rampas e equipamentos de Skate, Showbol (um tipo de futebol, onde a particularidade, é que a bola se mantém no jogo de forma quase permanente), Le Parkour (atividade cujo objetivo é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficiente possível) e aulões de dança, nos horários das 8h às 9h30 para os idosos, e das 9h30 às 11h e das 14h às 17h, indicado para todas as idades. Das 15h30 às 17h, funcionou ainda o Pólo da Terceira Idade  com foco das políticas públicas para o segmento idoso.

Já a Rua Dona Maria César, das 8h às 17h, foi espaço para o Badminton ( que é jogado rebatendo-se a peteca de um lado para o outro sobre a rede, sem permitir que ela toque o solo adversário. O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca) e o Slackline (um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão). E a Av. Alfredo Lisboa se transformou em Arena de Patinação, das 14h às 18h, disponibilizando patins e monitores.

 

Recife Antigo de Coração

O Recife Antigo de Coração é um convite para que recifenses e turistas aproveitem e vivam a cidade. Desde março de 2013, o Bairro do Recife se transforma num grande parque a céu aberto aos domingos, congregando pessoas de todas as idades, gostos e estilos.

No último domingo de cada mês, a programação é reforçada, com a montagem de outros polos, como o infantil, cultural, esportivo... Além de lazer, entretenimento e práticas esportivas, o evento oferece diversos serviços e assegura bons momentos para a população e para os visitantes no bairro onde começou a história do Recife.