Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.06.17 - 20h42

IV Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa do Recife leva centenas de idosos ao Compaz do Cordeiro

img_alt

Foram ofertados serviços gratuitos de saúde, estética, emissão de documentos, atividades físicas, exposições, feira de artesanato, oficinas e atividades culturais (Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação)

 

Centenas de pessoas idosas do Recife tiveram uma tarde repleta de serviços de saúde, estética, emissão de documentos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais nesta sexta-feira (2), durante a A IV Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos faz parte das atividades relacionadas ao Programa Direitos Humanos nos Bairros, que visa proporcionar lazer, bem estar, entretenimento e cuidados para os recifenses que têm mais de 60 anos.

A feira de serviços organizada pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos foi o primeiro evento do mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que é o dia 15 de junho. A programação ainda inclui um seminário no próximo dia 08 e o Baile de São João da Pessoa Idosa, no dia 20 de jumho. 

“Além de combater as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, nosso objetivo, numa feira como esta, é propiciar serviços e momentos de lazer, tirando a pessoa idosa de dentro de casa para que ela tenha essa convivência em grupo que é tão importante”, afirmou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Com a participação  de diversas secretarias da Prefeitura do Recife, do Senac, Senai, Instituto dos Cegos, Fundação Altino Ventura e várias empresas privadas, foram oferecidos serviçosde mediações de conflitos, como situações de violência contra a mulher; e emissão de segunda via de registros de nascimento, casamento e óbito. Os participantes ainda puderam fazer mamografia, se vacinar contra gripe, aferir a pressão, receber atendimento e orientações sobre saúde bucal e saúde do homem, fazer testagem rápida de HIV e sífilis,fazer fisioterapia, nutrição e massoterapia.Houve também corte de cabelo, limpeza de pele, esmaltação de unhas e outros serviços de estética, assim como atividades esportivas,oficinas de turbantes e de pintura em tecido.

Uma das mais animadas da feira era a dona de casa Nizete Cavalcante, 67 anos, que faz parte de vários grupos da terceira idade. “Participo de todos os eventos que a Prefeitura faz para os idosos, como o de hoje. E não vou perder por nada o Baile de São João da Pessoa Idosa”, disse dona Nizete.

 

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA PESSOAIDOSA


Seminário “A Pessoa Idosa e as novas relações sociais e familiares”

Quando: 08 de junho, das 13h30 às 17h30 

Local: Auditório do Banco Central - Rua da Aurora, n° 1.259, Santo Amaro. 

 

- São João da Pessoa Idosa do Recife

Quando: 20 de junho, das 14h às 17h

LocalClassic Hall