Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.06.20 - 18h45

Crachás humanizados mostram sorrisos por trás das máscaras dos profissionais de saúde do Recife

Grupo de médicos do Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, fez crachás com fotos sorridentes para quebrar o gelo e a distância impostos pelo uso dos EPIs

Ninguém imagina o quanto pode ser gratificante para um paciente com covid-19 ver a foto do médico estampada no seu avental, nos hospitais de campanha da Prefeitura do Recife. Como forma de mostrar aos pacientes o sorriso dos profissionais que fica escondido por baixo da máscara e do protetor facial, um grupo de médicos do Hospital Provisório Recife (HPR) 2, localizado nos Coelhos, criou crachás humanizados, com fotos deles sorridentes, para quebrar o gelo e a distância impostos pelo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Quando você está dentro do hospital, todo paramentado, o paciente não consegue lhe identificar; nos despersonificamos. Os crachás humanizados nos aproximam dos pacientes”, disse a cardiologista Valéria Lafayette, 39 anos, que teve a ideia junto com a geriatra Lilian Karine Neves. 

Para Lilian, a aparência física é o cartão de visita. “Quando o paciente identifica o profissional que está prestando aquele cuidado, isso traz uma humanização, ele já fica mais confiante. Como médicos, nem sempre conseguimos curar os pacientes, mas sempre cuidamos e podemos aliviar os sofrimentos físico e psicológico com esse olhar diferenciado”, defendeu a geriatra e paliativista, que inicialmente colava no avental adesivos com o nome dela e frases de estímulo aos pacientes. 

O Hospital Provisório Recife 2 é o maior dos sete hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife. Nele, atualmente estão funcionando 259 leitos, com 126 pacientes internados nesta terça-feira (2), sendo 30 nas UTIs.