Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 02.06.21 - 09h33

Programa Todos Pelo Recife roda a cidade ouvindo sugestões da população

img_alt

Novo programa de participação social da Prefeitura do Recife coleta contribuições da população até o dia 13 de junho, através da plataforma Conecta Recife e em diversos pontos da cidade. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A promotora de venda Maria Andra Leal, 43 anos, trabalha em uma loja de tintas nos arredores do Mercado de São José e todos os dias sai da comunidade Nova Morada, no bairro da Caxangá, onde reside com a sua família, para o centro do Recife. Por dia, em média, ela gasta mais de uma hora com os deslocamentos. Para Maria Andra, melhorias tanto na mobilidade urbana quanto na saúde são fundamentais para dar mais qualidade de vida à população. Essas foram as sugestões da vendedora, que participou do novo programa de participação social da Prefeitura do Recife, o Todos Pelo Recife. A iniciativa está disponível para população até o dia 13 de junho, através da plataforma Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/todos-pelo-recife/) e em pontos fixos e volantes da cidade, coletando contribuições dos cidadãos para construir políticas e ações públicas mais eficazes e eficientes para o município.

"Eu estava passando pelo Mercado de São José, vi o estande e fiquei curiosa. Acho que esse programa é importante porque é uma forma de a prefeitura ouvir a população, ver o que a gente mais precisa", destacou Maria Andra. "Na minha comunidade nós temos um posto de saúde e deixei como contribuição a sugestão de ampliar o número de consultas e da equipe de Saúde, para atender um maior quantitativo de pessoas", reforçou a promotora de vendas, que avaliou serviços e deixou contribuições nos temas de Saúde e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O objetivo do programa Todos Pelo Recife é engajar a população na construção, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cidade, por meio da participação ativa das pessoas, destacando as demandas sociais específicas. O primeiro passo dessa ação será a construção do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, que, pela primeira vez na história do Recife, será realizado de forma colaborativa. Para participar, a população deve acessar a plataforma Conecta Recife, preencher um cadastro e escolher os eixos estratégicos que deseja avaliar e contribuir. Os temas são: Assistência Social e Garantia de Direitos; Economia, Trabalho e Empreendedorismo; Educação; Gestão Urbana e Espaços Públicos; Gestão, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saúde; Segurança Cidadã; Turismo, Esportes e Lazer e Cultura.

No Mercado de Casa Amarela, a estudante Bianca Santos Lopes, de 18 anos, também deu suas contribuições ao Todos Pelo Recife. "Gostei de participar porque é interessante que a Prefeitura saiba o que a gente quer e quais são as melhorias mais importantes para a cidade. É importante a gente poder dar a opinião para ter uma cidade melhor”, avaliou a jovem. Em sua participação, Bianca propôs ações na área de Educação, citando a necessidade de reforçar a estrutura da rede municipal de ensino.

Para a empreendedora Ana Beatriz Montana, de 21 anos e moradora do bairro do Cordeiro, o processo de escuta popular possibilita que a Prefeitura do Recife coloque em prática os anseios da população, alinhando os interesses dos cidadãos com os projetos da gestão municipal. O fato de a consulta ser online, segundo ela, dá mais chances para que mais pessoas possam contribuir com a cidade. "Poder acessar pela internet possibilita chegar mais fácil às pessoas. O programa é uma forma de a gente colocar o que a gente pensa para a cidade. E a prefeitura ouvindo nossas sugestões, pode fazer diferente", colocou a jovem, que ofereceu suas contribuições no totem montado em frente ao Mercado de São José. 

O secretário-executivo de Participação Social do Recife, Gustavo Monteiro, salienta que a população pode participar do programa tanto pela internet quanto visitando os pontos fixos e volantes espalhados por toda a cidade. Para isso, além de disponibilizar um canal no Conecta Recife, a gestão municipal montou estruturas nos mercados de São José, de Beberibe e de Casa Amarela, na Academia da Cidade de Roda de Fogo, na Praça Largo da Paz (Afogados), na Praça do Jordão e no Shopping Recife. Nesses locais há um totem para que a população possa indicar as sugestões e equipes com articuladores comunitários fazem a busca ativa de cidadãos para participar da consulta. Além disso, a Secretaria de Governo do Recife também estruturou equipes volantes, com tablets e celulares, que visitam diversos bairros e comunidades da cidade, buscando contribuições para o programa. Todo o processo obedece aos protocolos sanitários e de distanciamento social.

"O programa Todos Pelo Recife tem duas vertentes. Uma forma de participar é através da plataforma Conecta Recife, onde as pessoas preenchem um cadastro, escolhem os temas e contribuem. Outra forma é por meio de busca ativa em locais fixos e volantes, onde disponibilizados totens em que o cidadão pode participar. Nosso objetivo é que o cidadão contribua e participe da tomada de decisões da cidade. Essas informações vão auxiliar a Prefeitura no planejamento do Plano Plurianual e estruturar ações mais eficientes, buscando melhorar a qualidade de vida de todos", afirmou Gustavo Monteiro.