NOTÍCIAS

| 02.07.12 - 09h44

Mulheres do Prado serão beneficiadas com exames de mamografia gratuitos

Mobilização acontece nesta segunda (02) e terça (03) no Centro de Saúde Professor Romero Marques

Por Júnior Aguiar

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá mais um mutirão de prevenção ao câncer de mama. As beneficiadas desta vez serão as moradoras da comunidade do Prado, Zona Oeste da Capital. A mobilização vai ocorrer nesta segunda (02) e terça (03) no Centro de Saúde Professor Romero Marques (Rua Carlos Gomes, 932, Bongi). Nos dois dias, a ação será das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 16h30.

As interessadas que desejarem realizar o exame de mamografia basta apenas comparecer no local tendo em mãos um documento original com foto para adquirir uma ficha. Uma clínica móvel aparelhada com mamógrafo digital estará na entrada do Centro à disposição das interessadas em fazer o exame. O processo de avaliação dura em torno de três minutos e consiste num rápido questionário seguido da radiografia digital.

Serão atendidas 80 mulheres por dia. Todos os exames serão encaminhados para a análise numa clinica particular e depois de 15 dias as usuárias atendidas poderão saber do resultado no próprio Centro Prof. Romero Marques. Aquelas que apresentarem algum problema receberão encaminhamento para os serviços especializados. Além do exame para detecção de câncer de mama, as mulheres serão orientadas sobre prevenção e como detectar anormalidades nas mamas.

O rápido e moderno exame de mamografia feito pela Secretaria de Saúde do Recife já se consolidou. Em menos de trinta dias o serviço já beneficiou quase 200 mulheres na Capital. Além do Bongi, a ação já esteve em nos bairros de Jardim São Paulo e Totó.

ASSUNTOS: