NOTÍCIAS

| 02.07.12 - 17h55

Secretaria de Saúde divulga balanço da testagem rápida de HIV durante os festejos juninos

Durante cinco noites de festividades organizadas pela Prefeitura no período junino, quase 1.000 testes foram realizados

Por Junior Aguiar

Durante cinco noites de festividades organizadas pela Prefeitura no período junino, quase 1 mil testes foram realizados. Foto: Inaldo Menezes

O serviço de testagem rápida para a identificação de HIV durante as festividade juninas na Cidade foi bastante procurado pelos forrozeiros que frequentaram o Sítio Trindade e Praça do Arsenal. Em cinco noites de funcionamento, a Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Recife, contabilizou quase mil testes realizados com oito resultados positivos para o vírus.

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, 750 pessoas procuraram o serviço nos dois polos, uma média de 250 testes por noite. Na ocasião foram detectados nove casos positivos (seis homens e três mulheres). Já nos dias 29 e 30, apenas o Sitio Trindade ofereceu o serviço. Somente lá foram realizados 176 testagens rápidas. Desse total, três casos foram positivos (dois homens e uma mulher). Todos os pacientes são do Recife.

De acordo com o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife, Acioli Neto, a avaliação é apreciada como positiva no ponto de vista de números de consultas. Em relação aos novos casos, o total de infectados é considerável dentro da expectativa. “O oferecimento do serviço teve como objetivo facilitar o acesso da população aos métodos preventivos, além de orientar sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, informou.

Diante desta realidade, o coordenador reforça a importância de fazer o teste. “É preciso lembrar que nos dias de hoje os jovens se previnem menos. O fato de não procurarem as unidades de saúde também favorece para adquirir doenças como o HIV, porque geralmente eles só procuraram ajuda quando sentem algum sintoma. Os estandes facilitam o acesso dos adolescentes à detecção antecipada e às orientações”, disse.

Durante os dias de testagem, cerca de 15 profissionais trabalharam nos dois estandes entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores e agentes de prevenção da rede municipal de saúde. O exame, que durava cerca de 5 minutos, consistia apenas num furinho indolor no dedo. Aqueles que saíram com o resultado positivo foram encaminhados para o tratamento especifico com acompanhamento de profissionais especializados na rede municipal de Saúde.