NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 02.07.15 - 09h25

Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo e BNDES assinam projeto para a inclusão produtiva de catadores

img_alt

O documento prevê a construção de novos galpões e fortalecimento das Cooperativas. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

"O projeto é maravilhoso. Vai dar um avanço no nosso trabalho. A produção de hoje é muito pouca e com as ações vai dar um levante. Fora que vai melhorar a nossa qualidade de vida", disse Laudiceia Maria da Silva Santos, catadora e presidenta da cooperativa de catadores Coopagres, localizada no bairro de São José, sobre o projeto de inclusão de produtiva de catadores de material reciclável assinado, nesta quarta-feira (1) pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo e o superintendente do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Guimarães. O documento prevê um orçamento de R$ 8 milhões que serão gastos em construção de dois novos galpões, aquisição de maquinários e incubação das cooperativas de catadores.

O evento que ocorreu na sala de reuniões do 8³ andar da Prefeitura do Recife, contou com a participação da secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, o secretário-executivo de Empreendedorismo, Marcelo Brito, o gerente de Economia Solidária, Fernando Mendonça, representantes das cooperativas Pró-Recife, Coopagres, Resgatando Vidas e O Verde é Nossa Vida, além da assessora técnica da Associação Nacional de Catadores Coalização de Empresas (Ancat), Lúcia Barbosa.

Segundo a secretária Roseana, a maior grandeza do programa é o resgate social. "Onde houver um catador, é responsabilidade da Secretaria buscá-lo. Precisamos torná-los empreendedores, que possam formar grandes cooperativas. E o BNDES é a principal porta para isto. Iremos juntar forças, dar uma vida nova às vidas que vocês têm para cuidar, A gente tem um desafio que é que vocês tenham um dia a dia melhor, com uma estrutura para trabalhar, com maquinários", disse. A ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão sócio-econômica dos catadores, com a coleta seletiva no município e o desenvolvimento sustentável.

A contrapartida do município e demais parceiros no projeto é de R$ 4 milhões. O número englobará o investimento na construção de galpão, campanhas educativas de conscientização ambiental, compra de maquinários, e capacitação de 300 catadores. Já os recursos do BNDES serão empregados na reforma de dois galpões e na instalação de mais dois galpões no bairro de São José, além da compra de caminhões e maquinários. As cooperativas beneficiadas pelo projeto serão Coopagres, Esperança Viva, Resgatando Vidas, Pró-Recife, Torre, Gusmão e Palha de Arroz.

De acordo com o superintendente regional do BNDES, Paulo Guimarães, a Prefeitura pode contar com o apoio do Banco no processo. "Para nós é uma satisfação enorme fazermos parte desse projeto. O banco se orgulha dele e tem muitos significados para nós: sustentabilidade, inclusão produtiva, melhora da vida de cada um. Vamos discutir e debater muito, reunir as equipes técnicas para colocarmos em ação. Vamos tentar agilizar o tempo de análise do projeto e esperamos que no ano que vem já estejamos operando", comentou.

A participação dos catadores, para a secretária, foi de fundamental importância, uma vez que todas as ações foram desenhadas junto com as ideias e sugestões dos mesmos. "Fizemos questão que vocês estivessem presentes. Vocês participaram da elaboração e estão na ponta, no dia a dia. E precisam ser escutados", afirmou. O catador da Cooperativa Resgatando Vidas ressaltou que com os novos galpões muitos problemas atuais serão sanados. "Hoje, nós estamos pagando o aluguel do galpão. Teremos que sair dele, inclusive. Não sobra quase nada da nossa renda e com o novo galpão iremos melhorar bastante".

AÇÕES DO SEGUNDO SEMESTRE - No segundo semestre, as sete cooperativas participantes do projeto passarão por incubação no Centro Público da Economia Solidária de Casa Amarela. Durante 18 meses, os profissionais serão capacitados, visando promover a autogestão das cooperativas.  Em julho, serão alugados dois novos galpões para abrigar as cooperativas Esperança Viva e Coopagres, no bairro de São José. No mês de agosto, a Resgatando Vidas ganhará um novo espaço no bairro Brejo do Beberibe.

PROGRAMA RECIFE PRODUTIVO - Todas as ações fazem parte do Programa Recife Produtivo, que visa estruturar empreendimentos da economia solidária. O objetivo é transformar a realidade local e promover a inclusão produtiva. A ação é voltada para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e fomenta a formação de novas cooperativas.