Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 02.07.16 - 16h10

Prefeitura realiza mutirão integrado de serviços no bairro do Jordão

img_alt

Ações foram realizadas durante a manhã deste sábado (2), na Escola Municipal Edson Cantarelli e no entorno (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O bairro do Jordão recebeu o mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife, durante a manhã deste sábado (2). Diversas ações foram promovidas pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mulher, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Defesa Civil e Educação na Escola Municipal Edson Cantarelli e também pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) no entorno. 

Para Francisca Geruza, que mora no bairro de Jordão e aproveitou para ser atendida no mamógrafo móvel, a iniciativa foi muito bem-vinda. "É bom, porque é perto de casa. Eu tenho problema de deslocamento para longe. Então perto de casa é ótimo para mim", afirmou. Já a moradora Gerlane Maciel foi ao mutirão para tirar a segunda via da carteira de identidade e elogiou a iniciativa. "É muito bom ter essa oportunidade de tirar os documentos perto de casa, é um serviço social muito bacana."

Os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do município foram aferição de pressão arterial, teste de glicose e avaliação de índice de massa corporal; confecção do cartão do SUS; orientações sobre higienização bucal, distribuição de kits e aplicação de flúor; teste rápido para HIV com aconselhamentos; mamografia; e avaliação dermatológica para busca ativa de casos de tuberculose. Além disso, os profissionais da Vigilância Ambiental realizaram ações educativas sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, nas ruas, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias promoveram ações de combate ao vetor nos domicílios, para identificação e erradicação de focos. Essas vistorias seguem neste domingo (3). 

O prefeito Geraldo Julio vistoriou os serviços realizados no local. "É mais um mutirão. Têm vários serviços de saúde, como exame de hipertensão, diabete, mamografia, exame de HIV. Têm vários serviços na área de cidadania, como o Bolsa Família, emissão de certidão de nascimento, de carteiras de identidade. E nas ruas também muito trabalho. A Emlurb está trabalhando, limpando galerias, fazendo capinação, pintura de meio-fio, troca de iluminação. É um trabalho muito grande aqui no Jordão. A gente tem feito isso em muitos bairros, é um trabalho importante que melhora a qualidade das pessoas em um dia de trabalho", explicou. 

Na área do mutirão a Emlurb executou serviços de drenagem com limpeza de galerias e canaletas em diversas vias, a exemplo das ruas José Martorano, Torres Galvão e Boanerges Pereira e também mobilizou equipes para a execução de serviços de tapa-buraco, que beneficiam vias como a Avenida Maria Irene e a Rua Álvaro Ferraz. Varrição, capinação, coleta manual e mecanizada e remoção de resíduos volumosos e limpeza de escadarias foram os serviços de limpeza executados por 60 ajudantes. Para o serviço, a Emlurb disponibilizou um caminhão, duas caçambas basculantes e dez contenedores. A limpeza do Canal do Jordão também está sendo executada pelo órgão.

VETERINÁRIO NOS BAIRROS - A 23ª edição do projeto Veterinário nos Bairros, promovida pela Secretaria Executiva de Direitos dos Animais do Recife, também foi realizada no bairro do Jordão, na Escola Municipal Pintor Lula Cardoso Ayres. Pela primeira vez, a ação ofereceu o exame de eletrocardiograma e aferição de pressão arterial para cães

Durante a manhã, dez veterinários estiveram à disposição da população para a realização de atendimentos veterinários gratuitos, vacinação contra raiva para cães e gatos e orientação sobre principais cuidados com os animais. Após o atendimento também foi possível agendar a castração gratuita e aplicação do microchip - política permanente da PCR para controle reprodutivo e identificação de animais. Ao longo do projeto, já foram realizadas mais de cinco mil consultas veterinárias.