Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Esportes | 02.07.20 - 10h18

Movimenta Recife ganha novos conteúdos voltados para retorno de atividades ao ar livre e Atende em Casa oferta práticas integrativas

img_alt

Prefeito Geraldo Julio anunciou marca de 50 mil usuários no app que orienta exercícios em casa e ganhou atualização voltada ao momento de reabertura dos parques, praças e orla. O Atende em Casa ganhou conteúdo com práticas integrativas que inclui pilates, ioga, meditação e outros (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No momento em que a queda nos indicadores da covid-19 permite a liberação das praias, parques e calçadões da cidade para a prática de corridas, caminhadas e ciclismo, o Movimenta Recife ganha novos conteúdos para orientar a população nessa retomada. O aplicativo, criado pela Prefeitura do Recife para orientar e estimular a prática de exercícios em casa durante a pandemia, agora traz vídeoaulas com treinos de corrida e caminhada, além de orientações para a prática de exercícios nos espaços públicos liberados. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta quinta (2), que falou também sobre conteúdo de práticas integrativas no aplicativo Atende em Casa, incluindo tai chi chuan, ioga, pilates e outros.

“A Prefeitura está disponibilizando serviços muito importantes para os cuidados com a saúde. O Movimenta Recife que é o aplicativo de atividades físicas e chega a 50 mil usuários, agora têm um módulo para a retomada das atividades físicas com vídeos de profissionais de educação física, entre eles a nossa secretária, medalhista olímpica Yane Marques e também as atletas olímpicas Joanna Maranhão e Cisiane Dutra. Também tem o serviço Recife Integrativo, que tem aulas de yoga, tai chi chuan, massagem, meditação, práticas para o autocuidado com a saúde. Também temos uma cartilha com dicas de alimentação, respiração e o cuidado com o sono, além das aulas que os profissionais de Educação Física das Academias da Cidade estão disponibilizando pelo Instagram. Isso tudo pode ser acessado através do aplicativo Atende em Casa”, informou o prefeito Geraldo Julio.

Os novos vídeos do Movimenta Recife foram gravados pelas atletas olímpicas Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão, que fazem parte da equipe esportiva da PCR. O aplicativo agora conta com treinos de corrida e caminhada, a cargo de Cisiane, nos níveis iniciante e intermediário, bem como orientações para aquecimento, alongamento e finalização para quem quer praticar nas praias e parques. Yane e Joanna gravaram mensagens com dicas sobre como praticar os exercícios de forma mais segura e saudável no contexto atual.

Lançado em março pelo prefeito Geraldo Julio, como parte das medidas de contenção da covid-19, o Movimenta Recife chegou a ser o app mais baixado do Brasil na área de Saúde & Bem Estar e acaba de ultrapassar a marca de 50 mil usuários. “Ficamos muito felizes com o sucesso do aplicativo. A grande procura comprova que a população quer praticar exercícios físicos, que são fundamentais para o bem estar também nesse momento de isolamento, e a Prefeitura do Recife faz tudo o que está a seu alcance para suprir essa demanda”, afirma Yane Marques, secretária-executiva de Esportes do Recife. 

O app está disponível nas versões Android e iOS, contendo vídeoaulas de ginástica, dança e práticas integrativas, ministradas por profissionais de Educação Física, para serem praticadas em casa, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. O conteúdo está disponível também no site movimenta.recife.pe.gov.br, que já teve mais de 44 mil acessos.

RECIFE INTEGRATIVO - Além dos vídeos de práticas esportivas e integrativas disponíveis no aplicativo Movimenta Recife, a equipe da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) também está disponibilizando práticas corporais, psicoemocionais e pedagógicas por meio na plataforma Recife Integrativo, que pode ser acessada através do aplicativo Atende em Casa, onde o usuário é redirecionado pro endereço recifeintegrativo.blogspot.com e pro canal do Recife Integrativo no Youtube (youtube.com/c/recifeintegrativo). Tai Chi Chuan, massagem, meditação, pilates e yoga estão entre as práticas oferecidas para quem quer cuidar da saúde física e mental nesta pandemia, mas ainda fica receoso em praticar exercícios físicos ao ar livre. 

Alívio de dores no corpo, diminuição do estresse e ansiedade, redução da insônia e auxílio no autoconhecimento estão entre os benefícios proporcionados pelas aulas. O material é atualizado semanalmente, e as atividades são divididas em leves, intensas e moderadas, para que o usuário avalie qual melhor se encaixa na sua condição. O portal também disponibiliza conteúdo em áudio com dicas para lidar com o distanciamento social, além de receitas de alimentação saudável e integral. Além disso, lives sobre diversos temas são feitas diariamente no perfil do projeto, no Instagram (@recifeintegrativo) - que também pode ser acessado através do site www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Além das aulas online, a plataforma Recife Integrativo lançou, nesta semana, uma cartilha sobre autocuidado na pandemia. Está disponibilizado aqui  o material traz informações gerais sobre saúde, receitas e dicas de cuidados com a alimentação, além de informações sobre o uso de plantas medicinais e orientações sobre como melhorar a qualidade da respiração e do sono. 

TREINO SUPERVISIONADO - A partir desta quinta-feira (2), os parques, praças e a orla do Recife, já abertos para caminhada, corrida e pedalada, estão liberados para as atividades físicas individuais com orientação de profissional de educação física. A decisão da Prefeitura do Recife faz parte do Plano Municipal de Convivência com a Covid-19.  A atividade é limitada a um aluno para cada profissional. Não é permitido o uso de equipamentos acessórios às práticas, como colchonetes, cordas e outros. 

ACADEMIA DA CIDADE - Além do conteúdo disponibilizado no Movimenta Recife, que conta com a colaboração dos profissionais da Secretaria Executiva de Esportes e da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, os profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade (PAC) também adotaram a metodologia de atividades online para interagir mais diretamente com os frequentadores dos polos. No perfil do PAC no Instagram (@pacrecife) e em outras plataformas de reunião online, os professores têm promovido aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância. Os conteúdos podem ser acessados através do site da plataforma Atende em Casa.