Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.08.17 - 19h31

Cerimônia comemora aniversário do Jardim Botânico do Recife

img_alt

Evento contou com vice-prefeito, Luciano Siqueira, que lançou Semana Burle Marx. (Foto: Daniel Tavares)

 

 

Solenidade no Jardim Botânico do Recife, na manhã desta terça (1°), celebrou os 38 anos de fundação do espaço público municipal, dedicado ao lazer contemplativo, conservação e pesquisa. O evento também marcou a abertura da Semana Burle Marx, dedicada à memória do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994).

Entre os destaques da programação da Semana Burle Marx está a realização do Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem. Oferecido pelo Jardim Botânico do Recife, em parceria com instituições privadas e não-governamentais, o curso tem duração de três meses e este ano homenageará o paisagista.

No evento, que contou com a participação do secretário em exercício de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Carlos Ribeiro, houve a apresentação de aplicativo sobre o Jardim Botânico. Desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa Mobile UFRPE, está disponível para download no Google Play/ Play Store. Oferece um passeio virtual ao Jardim Botânico do Recife, com detalhes dos jardins temáticos e trilhas.

Unidade protegida com 10,7 hectares de Mata Atlântica, o Jardim Botânico abre de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. Dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais.

SEMANA

A programação da semana, na 9ª edição, prossegue até 14 de agosto e inclui ainda palestras, lançamento do aplicativo de Educação Patrimonial – Patrimônio PE. A Semana Burle Marx é instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira. Presenta à solenidade, ele lembrou do legado do paisagista. “Os projetos de Roberto Burle Marx conferiram a praças e parques do Recife características de sua obra, como o uso de espécies da flora tropical”.

Entre 1934 e 1937, Burle Marx, que nasceu em São Paulo, exerceu a função de diretor do setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco. Em 2016, a prefeitura do Recife instituiu como jardins históricos 15 desses espaços. O decreto municipal nº 29.537, com esse novo instrumento de proteção, foi publicado em 23 de março de 2016.

As 15 áreas são as Praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim Campo Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas. Os seis primeiros logradouros da lista foram tombados, em junho de 2016, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).