Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 02.08.17 - 15h41

Projeto “Tô na Rede” reforça o conceito de bibliotecas vivas e cheias de possibilidades

img_alt

Capacitação ocorrida no Compaz Ariano Suassuna mostrou que os espaços podem ser aproveitados com muita criatividade (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O Compaz Ariano Suassuna sediou mais uma etapa do projeto “Tô na Rede”, que reúne profissionais de bibliotecas de todo o Estado. Intitulado Reconhecimento de Talentos esse 2º módulo do projeto pedagógico, ocorrido na última quinta (27) e sexta (28), foi direcionado a descobrir novas capacidades e torná-las ferramentas de trabalho dentro dos espaços onde atuam. Mais de 70 pessoas participaram das dinâmicas, entre representantes da Rede de Bibliotecas pela Paz, Biblioteca Pública Estadual/ Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e de 13 municípios de Pernambuco.

“O objetivo maior foi despertar a percepção por outras atividades, para que mais tarde eles possam reconhecer e trabalhar novos talentos na comunidade. Por exemplo: contação de histórias, pensar em oficinas que possam estar inseridas dentro da biblioteca; grupos de dança: como trabalhar e trazer essa atividade e assim por diante”, explicou Erica Rodrigues, responsável pela capacitação, que tem formação circense.

A mediadora da dinâmica ressaltou que o foco da atividade foi “despertar outras ocupações através dos talentos das pessoas que neles trabalham, ampliando a oferta. Exemplo, o atendimento. Como eu atendo uma pessoa que está procurando algo que eu não ofereço? Será que eu posso passar a oferecer? Será que eu sei aonde oferece? Talvez eu não faça, mas posso pensar em fazer. Culinária é um pedido que sempre vem à tona. Por que não fazer uma atividade na biblioteca com livros do próprio acervo, onde cada um vai escolher uma receita ou fazer juntos? Culinária com criança na biblioteca é outra opção bem interessante”, sugeriu.

Os participantes estavam entusiasmados com as trocas de experiências. Márcia Matos, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Belém de São Francisco, avaliou o encontro com uma nova ótica. “Está ajudando a desconstruir a imagem de que biblioteca é um lugar único e exclusivamente de pesquisa. Aqui nós estamos aprendendo que não, que vai além: que é interação, aprendizado, novas potencialidades, construção de competências. A gente está potencializando o trabalha uma das outras. E tem sido uma grata surpresa”.

Jocilene Augusta Silva Moura trabalha há 12 anos na Biblioteca Municipal de Lagoa do Itaenga também concordou com Márcia. “Essa experiência de estar conhecendo os trabalhos das outras colegas é enorme. Uma vai passando para outra e com isso a gente vai adquirindo conhecimento pra gente passar para a biblioteca da nossa cidade”, disse.

A gerente geral da Rede de Bibliotecas pelas Paz, Deborah Echeverria, mencionou os benefícios da dinâmica. “Esse encontro foi para descobrir os talentos individuais e das equipes. Foram descobertas mais artísticas, que a gente faz como hobby, que podem ser explorados também no ambiente de trabalho. Além das equipes terem se conhecido mais, o trabalho fica mais entrosado, integrado. Na nossa equipe mesmo foi identificado que uma arte educadora adora maquiagem. Já estamos pensando numa oficina sobre o tema”, revelou.

TÔ NA REDE – Projeto nacional cuja proposta é engajar o maior número de pessoas na construção de uma nova sociedade, fortalecendo a cidadania cultural, por meio das bibliotecas, principalmente as públicas. O foco é atender cada vez mais às necessidades de informação das comunidades e junto com os profissionais da área transformar as vidas das pessoas ao seu redor. O 5º e último módulo acontece em dezembro com a conclusão das atividades.