NOTÍCIAS

Cultura | 02.09.11 - 12h03

Av. Cruz Cabugá recebe serviços de modernização de semáforos

Inicia mais uma etapa da ação que irá melhorar 210 equipamentos de trânsito em toda a cidade

Mais um corredor viário do Recife começou a receber o processo de modernização da rede semafórica que integra o Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012. Na noite desta quinta-feira (2), foram iniciados os serviços de melhoria nos equipamentos localizados na Av. Cruz Cabugá, no Centro da Cidade. Dos seis sinais de trânsito que serão contemplados, três já foram promovidos, recebendo novos itens. No total, ao final da iniciativa, serão beneficiados 210 cruzamentos semafóricos em todas as regiões do município.

Os primeiros sinais da avenida onde as equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atuaram foram de os nº 032 (Cruz Cabugá com a Avenida Visconde Suassuna), nº 171 (Cruz Cabugá com a Avenida Mário Melo), nº 343 (Cruz Cabugá com a Avenida Jaime da Fonte). Além disso, já na madrugada desta sexta-feira (3), também foi realizada a modernização do último equipamento da Av. Rui Barbosa, o de nº 126 (Rui Barbosa com Rua Esmeraldino Bandeira).

Neste final de semana, recebem os serviços os demais semáforos de nº 344 (Cruz Cabugá com o Beco do Tramways), nº 202 (Cruz Cabugá com a Rua Dona Maria de Souza) e nº 455 (Cruz Cabugá com a Praça Abreu e Lima). A modernização inclui a instalação de baterias que garantem o funcionamento dos semáforos mesmo na falta de fornecimento de energia elétrica, representando uma segunda fonte para os sinais. Com o processo, os novos equipamentos minimizam os transtornos causados no tráfego, principalmente durante o período chuvoso.

Demais itens - Afora as baterias, que possuem uma autonomia de até três horas de duração, os grupos semafóricos são dotados de gabinetes para os controladores, com proteção, cabos de comunicação, aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na interação entre as redes. Com a proteção, será garantida uma maior vedação contra umidade e oxidação.

Com a conclusão dos trabalhos na Av. Rui Barbosa, a modernização dos equipamentos de trânsito já passou por vinte e três vias de grande fluxo de veículos nas seis regiões do Recife. O serviço já contemplou as redes semafóricas das avenidas Conde da Boa Vista, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira, Boa Viagem, Visconde de Jequitinhonha, 17 de Agosto, Sul, Caxangá, Agamenon Magalhães, Norte, Dois Rios, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Morais, Recife, Rosa e Silva, Beberibe, e as ruas Real da Torre, José Osório, Benfica, Joaquim Nabuco, José Bonifácio e Quarenta e Oito.