NOTÍCIAS

Cultura | 02.09.11 - 18h24

Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro

A Prefeitura do Recife manterá os serviços essenciais funcionando em regime de plantão na próxima quarta-feira (07), durante o feriado de 7 de Setembro. Dessa forma, estarão disponíveis para a população serviços de saúde, limpeza de vias e coleta de lixo, atuação da Vigilância Sanitária (plantão e inspeção) e Guarda Municipal, além de programação cultural.

Confira abaixo o que abre e o que fecha:

CTTU - Para garantir o acesso do público às comemorações da Independência do Brasil, a Prefeitura do Recife colocará em prática um esquema especial de trânsito que interditará cerca de 40 vias. A Avenida Conde da Boa Vista ficará livre para a chegada e saída das pessoas que utilizarem o transporte público. Por mais um ano, a realização do evento acontecerá na Avenida Cruz Cabugá. A operação, coordenada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai alterar o tráfego em importantes corredores viários dos bairros de Santo Amaro e Boa Vista. Os bloqueios ao tráfego de veículos serão montados a partir das 5h. A Avenida Cruz Cabugá será fechada em toda a sua extensão, por onde vai passar a parada cívico-militar. No trajeto do desfile, ainda está a Rua do Hospício e Rua Princesa Isabel, onde acontecerá a dispersão do evento. Das cerca de 40 vias interditadas, também se destacam a Mário Melo, Rua da Aurora, trecho das ruas Palmares, Riachuelo, Príncipe e Visconde de Suassuna. Com a intenção de proporcionar tranquilidade e segurança para quem for assistir ao desfile comemorativo da Independência do Brasil, serão mobilizados cerca de 70 agentes de trânsito dispostos ao longo do percurso da parada. Os agentes vão monitorar e ordenar o trânsito em toda a área interditada, além de orientar os motoristas sobre as rotas alternativas.

A CTTU recomenda aos condutores que estiverem na Zona Norte, utilizar a Avenida Norte e acessar a Rua 13 de Maio. Já os moradores dos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Setúbal (Zona Sul) devem usar a Avenida Agamenon Magalhães, seguindo pelas ruas Fernandes Vieira e Oliveira Lima. O mesmo trajeto vale para quem sai da Zona Oeste da Cidade, com destino ao evento. Os moradores de Olinda que seguirem para Boa viagem deverão fazer o trajeto também pela Agamenon Magalhães. Quem estiver no centro e desejar seguir para Olinda, deverá usar a Avenida Manoel Borba ou a Ilha do Leite até a Agamenon, pois a Cruz Cabugá estará interditada, o mesmo acontecerá para a Ponte do Limoeiro. A Companhia ressalta, ainda, que há poucas áreas de estacionamento próximo ao desfile. Quem chegar cedo pode deixar o carro nas ruas Gervásio Pires, Bispo Cardoso Ayres, Oliveira Lima, Sossego, Afonso Pena ou na Rua dos Palmares. O ideal é que as pessoas utilizem o transporte público, mas, se forem em veículo próprio, evitar procurar vagas de estacionamento muito próximas às áreas do desfile, onde haverá grande movimento de pedestres, e assim evitar retenções. As vias interditadas serão liberadas à circulação quando o evento terminar, e a expectativa é que o trânsito volte ao normal por volta das 13h.

Grito dos Excluídos - O Grito dos Excluídos sairá da Praça Oswaldo Cruz, seguindo pelas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Dantas Barreto e terminará no Pátio do Carmo. Para acompanhar o desfile, a CTTU fará bloqueios itinerantes durante todo o trajeto. Todo o percurso será acompanhado por 12 agentes de trânsito.

CULTURA - Uma opção de diversão gratuita para quem não vai viajar é a 13ª edição do Sarau da Independência. A festa apresenta mais de dez atrações e acontece no dia 06, às 19h, no Pátio de Santa Cruz, e no dia 07, às 11h, no Mercado da Boa Vista.

Programação:

Dia 06 de setembro –
Elementos, Zona Azul, Rodrigo Morcego, Helton Moura e o Cambaio, Zé Povinho e Estado Civil.

Dia 07 de setembro – Allan Sales, Cipó de Goiabeira, Teatro Alquimia, Tanga de Sereia, Bia Marinho, Em Canto de Poesia, Adiel Luna.

SAÚDE - Devido ao feriado em comemoração à Independência do Brasil, os 22 polos do Programa Academia da Cidade não terão atividades nesta quarta-feira (07). Por causa da celebração da data cívica também não haverá expediente nos ambulatórios, unidades tradicionais e postos de Saúde da Família da Prefeitura do Recife.

Já as unidades que prestam assistência em regime 24h funcionarão normalmente. Nesse esquema, estão incluídos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), as emergências das policlínicas Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Professor Barros Lima (Casa Amarela), Agamenon Magalhães (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura); as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados); e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira), além das unidades conveniadas – hospitais Oscar Coutinho (Coelhos) e Maria Lucinda (Jaqueira). Informações sobre o funcionamento da Saúde do Recife, pelo telefone da Ouvidoria Municipal – 0800.281.1520

LIMPEZA E MANUTENÇÃO URBANA Durante o feriado, um esquema especial de limpeza será realizado no percurso do desfile de 7 de Setembro e na Orla de Boa Viagem. Nos demais pontos da cidade, o serviço de coleta funcionará normalmente.

MERCADOS E FEIRAS – Os mercados públicos e o Shopping Santa Rita funcionarão entre as 6h e 13h no feriado da Independência. A exceção fica para o Mercado da Boa Vista que estará aberto até as 18h. Já o camelódromo e os mercados de Frutas e Sempre Viva não funcionarão durante o feriado. As feiras livres estão em atividade normal.

ORDENAMENTO – A Dircon atuará no ordenamento do comércio informal. A ideia é liberar todo o percurso do desfile, evitando a ocupação desordenada dos espaços e no entorno do evento. Para isso, 115 profissionais da Gerência do Comércio Informal atuarão durante todo o desfile.

TURISMO – O turista que precisar de informações durante o feriado pode procurar um dos Postos de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife. Alguns boxes funcionarão normalmente, mas outros sofrem modificações. Nos postos de atendimento, além das informações sobre dias e horários dos pontos turísticos e culturais da Cidade, continuam as distribuições de mapas e folders.

Os postos estão localizados nos seguintes pontos:
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, s/n. Praça Salgado Filho, Imbiribeira. Funcionamento: das 7h às 23h. Telefone: 81 3355.0128

Estação Rodoviária – TIP BR-232, Km 15, Curado. Funcionamento: de domingo a domingo - 7h às 19h. Telefone: 81 3182.8298

Pracinha de Boa Viagem. Funcionamento: de domingo a domingo - 8h às 20h. Telefone: 81 3182.8297

Mercado de São José - Praça Dom Vital, s/n - São José. Funcionamento: de segunda a sábado - 7h às 12h/ Domingo: fechado/ Terça: 7h às 13h. Telefone: 81 3355.3022

Bairro do Recife - Praça do Arsenal da Marinha. Funcionamento: de domingo a domingo - 8h30 às 20h30. Telefone: 81 3182.8297