NOTÍCIAS

| 02.09.11 - 14h40

Secretaria de Saúde promove encontro para capacitar professores do Academia da Cidade

A oficina “Qualidade de Vida do Trabalhador” aconteceu no Centro de Formação de Professores Professor Paulo Freire

Por Victor Ferreira

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), está realizando uma série de capacitações com os professores do projeto Academia da Cidade. O primeiro encontro foi na manhã desta sexta-feira (2), no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, bairro da Madalena. Cerca de 30 profissionais participaram da atividade.

Inicialmente, foi realizada uma dinâmica de conhecimento mútuo, na qual cada um dos professores dizia seu nome e local de trabalho, formando uma teia feita de barbante, ligando uns aos outros, representando o trabalho coletivo e interligado entre os profissionais da rede de saúde. A questão da união ainda foi tratada na dinâmica final, quando cada um dos participantes ganhou um balão, que representava, simbolicamente, um problema. No decorrer da atividade, à medida que cada pessoa saía do grupo, os outros tinham que aprender a lidar com o “problema” dos demais.

A gerente operacional do Cerest, Ana Cláudia Lima, informou que ainda serão realizados mais dois encontros com os professores: um com os coordenadores do Academia da Cidade, e outro com as coordenadoras do Cerest, mais uma vez. Além de Ana Cláudia, também estavam presentes a representante da Gerência de Serviço e Saúde do Trabalhador (GSST), Maria Helen Brito, e Fátima Medeiros, psicóloga do Cerest.

Os professores se sentiram bastante motivados em participar da oficina. Martha Kaercher, que dá aulas na Ilha do Leite, no polo Miguel Cervantes, disse que o encontro é um investimento no ser humano. “É uma intervenção para nos qualificar, ou seja, um aprimoramento para o futuro”, disse. Já Anderson Diniz, que trabalha em Santo Amaro, afirmou que a oficina foi boa para que eles possam oferecer um trabalho de qualidade à população. “Foi importante para que a gente possa aprimorar o nosso processo de trabalho e conseguir enxergar os pontos em que nós precisamos melhorar”.

Durante o encontro, as coordenadoras do Cerest distribuíram questionários para os professores, com o objetivo de que eles avaliassem o nível do trabalho de cada um e fizessem um levantamento para avaliar o que será apresentado no próximo encontro.