Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.09.17 - 12h35

Recife em Ação chega ao bairro de Beberibe

img_alt

Mutirão de serviços integrados da Prefeitura levou ações de saúde, limpeza, cidadania, entre outras áreas para a Zona Norte da cidade. Prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A população do bairro de Beberibe, na Zona Norte do Recife, teve a oportunidade de acessar várias ações e atividades na manhã desta sábado (2) através do Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação, oferecido pela Prefeitura do Recife. Várias secretarias e órgãos da gestão municipal estiveram envolvidos com ações de limpeza urbana, iluminação pública, manutenção de ruas, assistência social, controle do mosquito transmissor de arboviroses, colocação de lonas e vistorias em locais de risco, educação, saúde, entre outros. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o Mutirão e conversou com a população para avaliar a receptividade dos serviços.

“Estamos percorrendo a cidade toda com o Mutirão e quando a Prefeitura chega, chega com muitos serviços. A receptividade está sendo muito boa. São os serviços que a população precisa, seja na limpeza, em saúde, na emissão de documentos. São vários setores da Prefeitura envolvidos neste trabalho e desta vez foi Beberibe que recebeu durante uma semana estas ações. Em um momento tão difícil como este que o país está passando, a população está reconhecendo nosso esforço”, destacou Geraldo.

Quem estava feliz em poder fazer tudo perto de casa foi o estudante Tarcísio Fernandes da Silva, de 19 anos. Ele aproveitou o sábado para tirar uma segunda via da carteira de identidade. “Nem todo mundo tem tempo e o sábado é um dia bem disponível para a maioria. É importante ter essa oferta de serviços, principalmente porque é perto de casa. Além disso ainda economizei dinheiro porque pude tirar o RG sem pagar. Foi bom e rápido”, elogiou. Quem também ficou feliz em participar do mutirão foi a dona Lúcia Gomes de Barros, 55 anos, que fez exame de mamografia. “Foi muito rápido. Fui bem atendida e pertinho de casa. Evitei pegar uma fila se eu fosse ser atendida em outro lugar. Aproveitei também para aferir minha pressão e ver a taxa da glicose”, comemorou.

No local, houve aferição de pressão arterial e orientações sobre hipertensão e diabetes; orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos; palestra sobre saúde bucal com entrega de kits de higiene; orientações sobre arboviroses, hanseníase, tuberculose, etc. O caminhão do mamógrafo realizou o exame de rastreio com cerca de 40 mulheres com idades entre 50 e 69 anos, além de informar sobre câncer de mama.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) atuou com o reforços dos serviços já realizados na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias e troca de placas pré-moldadas. O órgão também iniciou o reparo em trechos danificados do pavimento com a realização de tapa-buraco. A Emlurb realizou ainda uma revisão na iluminação da localidade, fazendo reparos nos pontos que estavam com problemas. Houve a instalação de luminárias, além da implantação de dois refletores na escadaria da Rua Porto Real. O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 24 ajudantes executaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

As ações também beneficiaram a Praça Chayene, localizada na Avenida Beberibe, que recebeu melhorias na estrutura. A Emlurb está recuperando os brinquedos do local e reforçando a limpeza e a pintura. Entre os dias 21 e 25 de agosto, os profissionais da Assessoria Socioambiental da Emlurb realizaram a oficina "Reaproveitar com Arte" abordando a política dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) para um grupo de 10 moradoras do bairro de Cajueiro. As participantes aprenderam a construir diversos tipos de artesanato a partir de garrafas PET e outros tipos de matérias recicláveis. A oficina foi ministrada no prédio da Secretaria de Defesa Civil em Cajueiro. Neste sábado, houve uma exposição de artesanato para exibir as peças feitas durante a oficina e as participantes receberão os certificados de participação.

Cerca de 60 trabalhadores da Defesa Civil do Recife estiveram envolvidos nos serviços de monitoramento de áreas de risco, vistorias em imóveis e ações de porta a porta. Moradores receberam orientação sobre os procedimentos a serem adotados em caso de chuvas, solicitando auxílio através do telefone 0800 081 3400. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife esteve presente no mutirão com ações para emissão de 2ª via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. A população de baixa renda ainda pôde receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Um advogado da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também esteve presente para fazer orientação jurídica.

A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) levou ações de prevenção e cuidado. Entre as atividades de prevenção, foram feitas abordagens pessoais, atividades lúdicas e a ação “Papo Reto sobre Vida”, que é uma conversa dos mobilizadores sociais com crianças e adolescentes sobre seus projetos de vida, com o objetivo de incentivar o público a sonhar e a buscar a realização desses sonhos. No âmbito do cuidado, os profissionais da Sepod fizeram orientações e atendimentos individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. Para animar o evento, o Grupo Percussivo Nação Abath, cujos participantes são usuários da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, que fica na Encruzilhada, fará uma apresentação de maracatu.

A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente esteve presente no mutirão, dando orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais. Foram repassadas informações sobre a concessão de alvarás, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A população poderá também fazer o cadastro de acesso ao Crédito Produtivo.