NOTÍCIAS

Cultura | 02.10.14 - 18h08

Outubro Rosa chega aos servidores da PCR

[caption id="attachment_49065" align="alignleft" width="680"] O evento promoveu hoje (2) exames gratuitos para os servidores, através do Mamógrafo Móvel. As laços de fita rosa, símbolo do combate ao câncer de mama, também foram distribuídos. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)[/caption]

A servidora Lurdes Barbosa, da Secretaria de Cultura, realizou hoje no seu local de trabalho, o exame de mamografia que há mais de um ano estava precisando realizar. Ela e mais 72 pessoas, entre elas, um homem, tiveram oportunidade de participar da ação, promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP). A atividade, que faz parte da programação do Outubro Rosa na Prefeitura, ofereceu exames gratuitos no edifício-sede da PCR, através do mamógrafo móvel, cedido pelo Hospital do Câncer.

Atualmente o câncer de mama ocupa o 1º lugar como causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil. A principal forma de diagnosticar a doença é por exames clínicos e de mamografia. "Sabemos da importância de incluir também os servidores no Outubro Rosa e por isso, trouxemos os exames para dentro da Prefeitura. Assim queremos que todos se sintam valorizados e cuidados", afirmou a gerente geral de gestão de pessoas da SADGP e coordenadora do programa Servidor de Valor, Inez Perruci.

Além da realização dos exames, foram distribuídos informativos sobre o câncer de mama e diversos laços de fita rosa, símbolos da luta do combate à doença. Muitas pessoas usaram o laço durante o dia, como forma de apoio ao movimento. O agente administrativo Aldomar Romero, que trabalha na ilha de informações do térreo do edifício-sede da PCR, foi um deles. Para ele, a saúde é um assunto de grande valor, não importa se para homens ou mulheres."Temos que apoiar, incentivar e divulgar iniciativas como essas", contou.

A ação continuará no próximo dia 29/10 e se integrará à programação da Semana do Servidor. Além do Mamógrafo Móvel, os servidores poderão doar sangue, através da parceria com o Instituto de Hematologia do Nordeste (Hiene) e realizar exames oftalmológicos, no posto da Fundação Altino Ventura. Os eventos fazem parte do Programa Servidor de Valor, que visa a valorização dos funcionários municipais.

Outubro Rosa - No mês especial de combate ao câncer de mama, serão promovidas ações nas unidades de saúde (incluindo Unidades de Saúde da Família e Policlínicas) de todos os Distritos Sanitários. As usuárias poderão realizar exames de coleta de citologia oncótica, atividades corporais com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Academia da Cidade. Agentes comunitários de saúde mobilizarão também a comunidade incentivando os moradores a realizarem os exames preventivos. Durante todo o mês, o edifício-sede da prefeitura ficará iluminado com a cor que representa a luta contra o câncer de mama.