NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.10.15 - 11h10

​​Cais do Imperador ganha painel do movimento​ ​Plante amor, colha o bem

img_alt

A intervenção do artista plástico Rafa Mattos ocupará uma área de 80m2 e visa chamar a atenção das pessoas para a sustentabilidade, o poder do amor e da gentileza. (Foto: Alex Ribeiro/Divulgação)

 

Os tapumes que isolam a área onde está sendo construída a Estação Eco-turística Cais do Imperador, em Santo Antônio, vão ganhar as corres e mensagens do movimento “Plante amor, colha o bem”. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) fechou uma parceria com o artista plástico Rafa Mattos, criador do manifesto que une poesia, arte e sustentabilidade. A pintura acontecerá neste fim de semana e, no domingo (04), o passeio do Olha! Recife de bicicleta passará pelo local.

A intervenção será realizada numa área de 80m2 e ficará voltado para a Avenida Martins de Barros. Para este painel, Rafa Mattos levará elementos que o deixaram conhecidos na capital pernambucana, como o desenho de um "regador com coração", acompanhado de frases que visam promover a sustentabilidade e chamar a atenção das pessoas para o poder do amor e da gentileza. “Queremos junto com Rafa Mattos reforçar a luta pela valorização da paisagem urbana e de convocar as pessoas a de cuidar dela”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Desde julho, a SMAS deu início às obras de recuperação do cais e vai transformá-lo em um equipamento de lazer, educação ambiental e contemplação do Rio Capibaribe. O espaço, que passa a se chamar “Estação Eco-turística Cais do Imperador”, é considerado histórico, pois foi construído em 1859, para o desembarque do Imperador Dom Pedro II e sua família, em visita à cidade.

O projeto, orçado em R$ 632 mil, prevê a recuperação total do espaço e a construção de novos elementos. O Cais do Imperador será formado por uma área aberta para contemplação, um ponto comercial, um posto de informação turística e um econúcleo. No ambiente externo, será realizado um tratamento paisagístico, com grama e árvores nativas, somando 142m2 de área verde. Também haverá um local para pequenas exposições e apresentações culturais.

Segundo Cida Pedrosa, o Cais do Imperador propõe a leitura urbana de uma grande praça que começa no logradouro em frente à igreja do Espírito Santo se prolonga até dentro do rio. “A obra refletirá no regate dessa história e do conjunto arquitetônico que compôs a trajetória de Dom Pedro II e sua família no século 19, durante a única visita de um imperador ao Estado. Essas informações serão expostas no equipamento quando a obra for concluída”, afirmou.

Olha! Recife – Neste domingo (04), o Olha! Recife de bicicleta traz o tema Caminho do Imperador. O roteiro vai falar sobre a vida de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, a partir de sua visita à cidade. Além de passar pelo cais, os participantes percorrerão a Rua do Imperador, a Ponte Maurício de Nassau, Praça 17, Igreja do Espírito Santo, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (antiga cadeia pública imperial), entre outros locais. A concentração será na Avenida Rio Branco, no Bairro do Antigo, com saída às 9h. Para participar, é necessário se inscrever pelo Site  http://www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (02), a partir das 9h. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.