NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.10.15 - 07h40

Sete mil moradores de Nova Descoberta são beneficiados com USF requalificada pela prefeitura

img_alt

O prefeito Geraldo Julio esteve na noite desta quinta-feira (1) no bairro para realizar a entrega da Unidade de Saúde da Família totalmente reformada, que era aguardada pela comunidade local há 32 anos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Depois de décadas de espera, os moradores das comunidades do Alto da Brasileira e Alto do Reservatório, em Nova Descoberta, Zona Norte da cidade, comemoraram a nova Unidade de Saúde da Família Diógenes Ferreira Cavalcanti (USF Alto da Brasileira/Reservatório), que foi totalmente reformada pela Prefeitura do Recife. Aguardada por 32 anos, a requalificação do equipamento foi entregue pelo prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta-feira (1), e vai beneficiar cerca de 7 mil usuários. A reforma da unidade teve um investimento de R$ 250 mil e conta com uma área de quase 232 m², localizada na Rua Alto da Brasileira, em Nova Descoberta, próximo ao reservatório da Compesa.

"Mesmo em um tempo difícil como este que o país vem passando, entendemos que a melhor atitude é o trabalho. Por isso arregaçamos as mangas e fizemos tudo para que este lugar possa oferecer um serviço digno, com a qualidade que a população merece. Se o Brasil perdeu o rumo, o Recife sabe o caminho, e vamos trabalhar duro para oferecer o melhor para os cidadãos", afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

A Unidade de Saúde da Família (USF) Diógenes Ferreira Cavalcanti recebeu serviços de impermeabilização da coberta, revestimento cerâmico, pintura das partes interna e externa, substituição das portas e louças/metais sanitárias, além de instalação de aparelhos de ar-condicionado, revisão das instalações hidráulicas e elétricas e ainda adequação de acessibilidade do local. A partir da reforma os moradores também ganharam mais uma Equipe de Saúde Bucal, como explicou o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

"Vamos ter aqui duas equipes de saúde bucal, cada uma com cirurgião-dentista e um técnico de saúde bucal. Além disso também teremos profissionais das Equipes de Saúde da Família, cada uma com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde", detalhou o secretário de saúde.

A obra era aguardada há muitos anos pelos moradores do Alto da Brasileira, que durante a reforma não deixaram de ser atendidos pela equipe de saúde municipal, que realizava as consultas na Associação dos Moradores da comunidade, e também  na Associação Pé de Galinha. 

Jairo de Albuquerque, morador do local, falou da satisfação de poder ver a unidade nova depois de tanto tempo de espera. "Isso era um desejo muito antigo da população que só agora nessa gestão foi ouvida e respeitada. 32 anos de espera. Estamos muito felizes, não só por receber o lugar novo, todo bonito e equipado, mas também por podermos saber que poderemos contar com o apoio do prefeito para os nossos problemas mais urgentes. Agora estamos sendo ouvidos, agora sentimos o poder da nossa voz", declarou.

Médica há quase 20 anos da USF, Jacyara Barrocas comemorou junto aos moradores a nova estrutura do local: "Agora vamos poder atender melhor a todos que vierem aqui. Está tudo muito lindo e de muita qualidade. Estávamos desmotivados e desacreditados, mas agora, vendo toda essa transformação, poderemos continuar o trabalho, e garantir ainda mais empenho para que tudo funcione bem. Não foi só a população que ganhou esse presente, os profissionais agora também vão ter um lugar digno de trabalho e poder oferecer os cuidados necessários de uma forma ainda melhor". 

A nova USF, além de reformada teve seu espaço ampliado, e vai funcionar com três consultórios médicos, um consultório para exames ginecológicos, uma sala exclusiva de odontologia, farmácia, área de expurgo, sala de esterelização, sala de curativo, uma sala de vacina, recepção, copa, e uma sala de reunião para acomodar os profissionais do local, servindo de área de descanso, interação e planejamento dos agentes comunitários de saúde (acs’s) e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces).

Balanço – Na atual gestão, 55 equipamentos de saúde (incluindo USFs, Caps, Policlínicas) foram requalificados e entregues à população. Ao todo, sete Upinhas também estão em funcionamento nos bairros de Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Linha do Tiro, Córrego do Euclides, Bongi, Cohab e Jiquiá.