NOTÍCIAS

| 02.12.13 - 16h11

Campanha de vacinação contra Sarampo segue até sexta-feira (06)

[caption id="attachment_41233" align="aligncenter" width="680"] A campanha começou na segunda (25) e segue até esta sexta (6). A meta é vacinar 92 mil crianças no Recife. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu, nesse sábado (30), das 8h às 17h, o Dia D contra o Sarampo. A atividade foi realizada na Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria. A população pode contar com 205 postos de vacinação, sendo 165 fixos e 36 volantes. Para que a meta de vacinar 92 mil crianças seja alcançada, a campanha será mantida até o dia 6 de dezembro.

Para chamar a atenção dos pais, a secretaria ofereceu apresentação da Escola de Frevo do Recife, frevioca e atividades com o grupo de recreadores Guardiões da Infância. A Policlínica Salomão Kelner conta com o espaço Pinte e Rabisque, com parque, para a criançada brincar e fazer atividades como pintura de dedo.

Para o secretário de Saúde, Jailson Correia é importante evitar que o vírus se alastre no Município. “O Sarampo é uma doença altamente contagiosa e em alguns casos pode deixar sequelas por toda a vida. É muito importante os pais vacinarem seus filhos”, ponderou. Os pais ou responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina mesmo que o cartão de vacinação esteja atualizado. Na campanha, está sendo aplicada a tríplice viral, que integra o calendário básico e também protege contra rubéola e caxumba.

A dona de casa, Glória da Silva, 35 anos, levou seus dois filhos, luan de 2 anos e meio e kailyne de 4 anos, para serem vacinados. “A vacina é importante para a saúde deles. Quero meus filhos com saúde, por isso os trouxe, hoje, para vacinar. E todos os pais deveriam fazer o mesmo”, lembrou Glória.Recife está entre os municípios prioritários listados pelo Ministério da Saúde, juntamente com Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana.

Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território. Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em abril de 2013, começaram os primeiros registros.

Desde março, Recife teve 63 casos de sarampo notificados nos seis distritos sanitários, sendo 19 deles confirmados - DS I (2), DS II (1), DS III (2), DS IV (7), DS V (5) e DS VI (2). Vinte e nove casos foram descartados e 15 estão em investigação. Entre os 19 confirmados, 53% são crianças menores de 1 ano.

Casos - De acordo com o Ministério da Saúde os casos confirmados em Pernambuco apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro.

Essa será a segunda campanha extraordinária de vacinação contra o sarampo realizada neste ano pelo Ministério da Saúde. Entre 27 de julho e 30 de agosto, houve uma ação semelhante, voltada para 25 municípios. Algumas cidades que entraram na primeira campanha e nas quais houve boa resposta no bloqueio da transmissão não precisaram ser contempladas na segunda ação.

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre e de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarréicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.

Prevenção: A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.