NOTÍCIAS

Saúde | 02.12.15 - 23h31

Microcefalia: Prefeitura do Recife promove capacitação para ultrassonografistas da rede

img_alt

Treinamento abordou critérios técnicos para diagnóstico da doença e abordagem psicoemocional a gestantes. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Trinta e um médicos da Secretaria de Saúde do Recife e da rede conveniada participaram, na manhã desta quarta-feira (2), de uma atualização no protocolo para diagnóstico da microcefalia. Durante a capacitação, os profissionais receberam orientação sobre os aspectos técnicos do exame e passaram por uma sensibilização sobre a abordagem psicoemocional. O treinamento faz parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

Na ocasião, o médico Pedro Pires, especialista em ultrassonografia e medicina fetal, fez uma apresentação sobre as causas e os aspectos ultrassonográficos da microcefalia. Segundo ele, a prevalência é de 1 caso para 1000 nascidos. “É importante que o profissional responsável pelo exame saiba quais são os parâmetros de diagnóstico definitivo, os casos em que requer retorno para definir ou não o diagnóstico e os casos em que a cabeça do bebê são pequenas, não por microcefalia, mas por algum outro motivo”, explicou Pires.

A Rede Municipal de Saúde segue protocolo do Ministério da Saúde, em relação ao pré-natal, cuja recomendação é de que deverão ser feitas duas ultrassonografias durante a gravidez: a primeira entre a 11ª e a 14ª semana e a outra entre a 20ª e 24ª semana. Estão em discussão na Secretaria Estadual de Saúde possíveis alterações no protocolo para o acompanhamento das gestantes.

De acordo com a psicóloga de um Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura do Recife, Cássia Nery, o curso de atualização é importante porque os profissionais têm a responsabilidade de transmitir a notícia positiva ou negativa à família. “Eles precisam ter empatia, o poder de se colocar no lugar do outro e respeitar as singularidades, tanto das pessoas como das situações. Os profissionais também sofrem”, disse a psicóloga.

Para a ultrassonografista Lina Soares, que atua em uma maternidade da Secretaria de Saúde do Recife há 17 anos, dar a notícia da suspeita de alguma doença é a parte mais difícil, mas ela se sente preparada. “Peço orientação ao meu bom senso na hora de passar essa informação, de não ser mal interpretada e passar a notícia da maneira menos dolorosa possível, e que ela (mãe) vai ter uma ampla rede de acolhimento, a começar da gente”, disse.

Veja abaixo as unidades da rede própria e da rede complementar onde é possível realizar o exame de ultrassonografia:

 

·         Policlínica Lessa de Andrade;

·         Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques;

·         Policlínica Agamenon Magalhães;

·         Maternidade Bandeira Filho;

·         Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima;

·         Policlínica Amaury Coutinho;

·         Clínica Radiológica Manoel Medeiros;

·         Clínica Radiológica Nossa Senhora do Carmo;

·         Hospital Evangélico de Pernambuco;

·         Hospital Maria Lucinda;

·         Hospital Santo Amaro;

·         Imip Hospitalar;

·         RC Diagnósticos;

·         Ultra Diagnósticos.