Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.12.16 - 20h41

Prefeitura realiza seminário para estimular a reflexão sobre o ensino religioso

Evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, reunindo representantes de diversas religiões

 

A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (2), o Seminário de Ensino Religioso, que reuniu professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e gestores escolares com o objetivo de estimular as reflexões sobre o assunto na rede municipal de ensino. Com o tema “O diálogo inter-religioso na perspectiva do respeito à diversidade”, o evento aconteceu durante todo o dia, no auditório Luiz Gonzaga da Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena.

Após a mesa de abertura, o professor e pesquisador Gilbraz Aragão, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ministrou a palestra "Trajetória do Ensino Religioso e o diálogo inter-religioso nas escolas". De acordo com ele, cabe ao ensino religioso esclarecer os caminhos da vivência espiritual e as tentativas de controle do espaço público por igrejas, desconstruindo os fundamentalismos e estimulando a conscientização sobre o fenômeno religioso genuíno.

"A religião deve entrar na escola não como resposta, mas como uma pergunta sobre o sentido da existência. É importante haver uma abordagem ecumênica, um ensino não-religioso da religião, dentro do espaço republicano", aponta Gilbraz, para quem a educação religiosa pode ajudar a promover o diálogo entre as diferentes crenças. O professor afirma que o ensino precisa entender a situação social e religiosa dos alunos para que os conteúdos  programáticos possam ser contextualizados.

Gilbraz Aragão destaca que o docente deve promover uma "tomada de consciência desmistificadora" das religiões, interagindo criticamente com a realidade delas na vida dos estudantes, em seus aspectos desumanizadores e repressivos. "O ensino deve dar acesso aos conhecimentos produzidos pelas diferentes culturas e cosmovisões religiosas, buscando o respeito à diversidade", ressalta. A programação incluiu apresentação de pesquisas sobre o Ensino Religioso na Educação Básica e participação de representantes de diversas vertentes.

FORMAÇÃO -  Também na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na manhã desta sexta (2), aconteceu uma atividade de formação sobre o vírus da Zika (causadora de Síndrome Congênita em bebês), para cerca de 500 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da Secretaria de Educação do Recife. Os ADIs são  profissionais que atuam nas unidade de educação infantil e cuidam da higiene, alimentação, repouso e bem estar dos alunos.

A atividade incluiu palestra da professora Mirella Rodrigues, do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Falamos sobre o que é o vírus da Zika e os danos que ele causa em crianças e adultos. Mostramos as características clínicas da Síndrome Congênita e as formas de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, com terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e acompanhamento médico", explica Mirella.