Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.01.18 - 15h33

Primeiro bebê nascido no Recife em 2018 já está em casa

A criança nasceu à 0h58 de 1º de janeiro no Hospital da Mulher do Recife


Receberam alta do Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, nesta quarta-feira (03), Leila Cesário de Oliveira e seu filho Marcelo. Ele foi o primeiro bebê nascido no Recife, neste ano de 2018. Leila deu à luz, à 0h58, de parto normal, no dia 1° de janeiro. Autônoma, moradora do bairro dos Torrões, ela afirmou estar encantada com o momento vivido. “É o primeiro filho e primeiro neto da família”, afirmou. “Ficamos honrados em poder oferecer a assistência humanizada ao parto e pós-parto, proporcionando para Leila e Marcelo um nascimento digno e feliz; o que também nos deixa feliz”, comemorou Isabela Coutinho, diretora geral do HMR.

A gestante deu entrada no hospital, por volta da meia noite e, em menos de uma hora, Marcelo veio ao mundo. Durante todo o trabalho de parto, Leila esteve acompanhada de sua mãe, Raimunda Rita Cesáreo. “Foi tudo muito rápido. Ela começou a sentir as dores em casa, às nove da noite e, logo na virada do dia, deu à luz. Que Deus abençoe o meu neto”, ressaltou. Na hora do nascimento, Marcelo pesou 2,286 quilos e mediu 44 cm. Mãe e filho passam bem e estão com previsão de alta para a próxima quarta-feira.

Humanização - O Hospital da Mulher do Recife faz cerca de 400 partos por mês, dos quais de 75% a 80% são normais. A unidade possui um Centro de Parto Normal, que segue a filosofia da humanização do parto, onde a mulher é protagonista da forma como ela quer ter o filho. A ideia é deixar tudo transcorrer da forma mais natural possível, contando com o apoio de profissionais habilitados, enfermeiras obstetras e médicos obstetras.

Equipamentos como bola, banqueta e cavalinho são utilizados para ajudar no pré- parto e dar maior conforto para a gestante. Também são empregadas técnicas de alívio da dor como banho em água morna, imersão em água morna, massagens, aromaterapia e mudanças de posição. Os equipamentos e as técnicas são utilizados de acordo com a escolha de cada mulher, de como ela se sente mais à vontade e com menos dor.