Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 03.01.19 - 17h14

Ecoférias oferecem atividades gratuitas no Jardim Botânico e no Econúcleo Jaqueira

img_alt

Programação conta com oficinas, brincadeiras, contação de histórias, gincanas e trilhas. Evento, promovido pela Prefeitura do Recife, tem início nesta terça-feira (08) (Foto: Lu Streithorst/ PCR)

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, são destinos certos para quem busca momentos de lazer, conhecimento e contato com a natureza.  Durante as férias de janeiro, os dois equipamentos ambientais, ligados à Prefeitura do Recife, serão palco da Ecoférias e oferecerão oficinas, brincadeiras, contação de história, peças teatrais, gincanas e trilhas. Nesta edição, o JBR estará com novas atividades dentro da programação. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e começa nesta terça-feira (08), no JBR, e segue até o dia 30 de janeiro.

As atividades, totalmente gratuitas, são voltadas para crianças entre 7 e 12 anos, e também para jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições são feitas nos locais, um pouco antes do início das práticas do turno da manhã e de tarde, com o número máximo de 30 participantes. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis durante todas as atividades.

Para quem escolher começar o ano visitando o Jardim Botânico poderá participar de caminhadas ecológicas; conhecer mais sobre a fauna e flora local; apreciar as belezas do jardim temático, aprendendo sobre cactos, orquídeas, bromélias e plantas medicinais. Além disso, ainda poderá conferir contações de histórias, esquete teatrais e diversas oficinas, tudo isso ao ar livre e em contato com a natureza.

No JBR, a Ecoférias começa no dia 08 de janeiro, com atividades a partir das 9h30, pela manhã, e às 13h30, à tarde. Logo no primeiro dia, haverá novas práticas elaboradas especialmente para a folga de janeiro como a caminhada ecológica “Os Trapezistas da mata”, às 10h, e outra trilha exploratória pelo Jardim, às 14h. O espaço, localizado em meio a uma reserva de Mata Atlântica, tem 10,7 hectares e conta com sete jardins temáticos, biblioteca, trilhas meliponário e centro de visitantes.

Já no Econúcleo Jaqueira, o visitante também terá boas opções, a partir do dia 10 de janeiro, a exemplo da sala de ECOinteratividades; trilhas; oficinas de hortas caseiras e compostagem; além de apresentações com a Turma Mangue e Tal. O espaço conta ainda com um pequeno viveiro de mudas nativas e um minhocário. As atividades acontecem de quinta a domingo.

No dia 10, o público pode conferir, no Econúcleo Jaqueira, a oficina de malabares, às 9h30, que vai mostrar técnicas de produção de objetos de malabarismo utilizando resíduos sólidos de materiais recicláveis. À tarde, ainda tem uma oficina de mudas “Plantando o futuro”, que ensina formas de cultivar e manter uma planta em casa ou no apartamento.

 

Confira a programação completa do mês nos links:

 

Jardim Botânico - https://bit.ly/2Qlvvm8

 

Econúcleo Jaqueira - https://bit.ly/2F5j6Sf

 

 

Jardim Botânico, Terça (08)

09h às 09h30 – Inscrição  

10h – Caminhada Ecológica: Os Trapezistas da mata

11h - Oficina de Pintura

13h às 13h30 – Inscrição  

14h – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

14h40 - Oficina de produção de mudas

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Jardim Botânico, Quarta (10)

09h às 09h30 – Inscrição  

10h – Caminhada Ecológica: explorando o Jardim Botânico

11h – Gincana Ecológica: Descobrindo as árvores do Jardim

13h às 13h30 – Inscrição  

14h – Caminhada ecológica: As jardineiras da Mata

14h40 - Gincana Ecológica 5 Rs: Adoro ser criativo e sustentável

 

 

Econúcleo Jaqueira, Quinta (10)

09h – Inscrição

09h30 – Resíduos nos Eixos: oficina de malabares com resíduos sólidos

10h30 – Meio que se conta: contação de história “Vem do mar”

11h - Vivência Ambiental com  “Capitão Natureza”

13h30– Inscrição

14h –    Apresentação do Econucleo com Dom e a máquina do tempo

15h – Vivência ambiental “Água Viva”

16h – Oficina de mudas “Plantando o futuro”

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita