Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.02.16 - 11h18

Percurso do Galo da Madrugada recebe fumacê para o controle do Aedes aegypt

Ruas adjacentes também passarão por vistoria nestas quarta e quinta-feira

O percurso do Galo da Madrugada receberá nesta quarta-feira (03), a partir das 6h, um reforço especial da Prefeitura do Recife no controle do Mosquito Aedes aegypti. Será realizada a aplicação espacial de inseticida químico (UBV pesada) com o auxílio de um veículo automotivo. A aplicação iniciará em frente ao Forte das Cinco Pontas, e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), seguindo nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, além da Rua do Sol, próximo à ponte Duarte Coelho, onde será montado o Galo da Madrugada. O inseticida químico é o organofosforado Malation, um dos compostos recomendados pelo Ministério da Saúde para o controle de populações do mosquito Aedes aegypti adulto.

Nas ruas adjacentes, nestas quarta e na quinta-feira (04), onde os foliões se aglomeram para a passagem da maior agremiação de rua do mundo, 14 agentes de vigilância ambiental e controle de endemias farão o controle dos mosquitos na forma alada, com pulverizadores costais. Para a vistoria de moradias e estabelecimentos comerciais do bairro serão usados 10 agentes e 10 soldados do Exército, também nesses dois dias.

Reforço na folia - ações de combate ao mosquito que transmite dengue, chicungunha e zika estão sendo realizadas em áreas estratégicas, durante o período da folia de momo, ocorrendo em vários pontos da cidade, até o último dia da festa, sem interrupção durante os dias de feriado.

A partir do reforço nas inspeções, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), aeroporto, metrô, hotéis da orla de Boa Viagem e os locais de grande aglomeração de pessoas, como Recife Antigo e demais áreas da Região Central da cidade, priorizando os polos oficiais de animação, serão vistoriadas pela Vigilância Ambiental, por quatro equipes de agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), mais 40 militares do Exército. Além disso, os mercados públicos, feiras e o trajeto do Galo da Madrugada vão receber também fiscalização e uma atenção especial.

O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) disponibilizará equipes de plantonistas visando o controle de zoonoses e o atendimento a possíveis emergências em saúde pública, controle de roedores, escorpiões e outros vetores, bem como o monitoramento da qualidade da água na orla de Boa Viagem.


Serviço:
Assunto:Controle do Aedes Aegypti
Data: 03/02/2016
Local/hora: Em frente à sede do Galo da Madrugada, Rua da Concórdia, 984, São José, Recife, às 6h.