Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 03.02.20 - 16h05

Pela primeira vez, Prefeitura do Recife elege Rei e Rainha com Deficiência do Carnaval

img_alt

Além do prêmio de R$ 4 mil, os vencedores do Concurso de Rei e Rainha com Deficiência do Carnaval farão apresentações nos principais bailes, comunidades e agremiações carnavalescas do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Acontece nesta terça-feira (4), às 19h, a etapa classificatória da primeira edição do Concurso de Rei e Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife. As apresentações serão realizadas no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A sinfonia carnavalesca ficará por conta da Orquestra Clave. Ao todo, 37 pessoas estão inscritas, sendo 20 para o posto de rainha e 17 para o de rei. O prêmio para os vencedores é de R$ 4 mil, cada.

A iniciativa pretende promover o protagonismo da pessoa com deficiência e conscientizar a população. Para a competição deste ano, serão considerados os candidatos com Síndrome de Down, sendo as demais áreas da deficiência contempladas nos anos seguintes. Para a etapa final, serão classificados 50% do total dos candidatos que se apresentarão da primeira etapa. Os finalistas irão se apresentar novamente no dia 7 de fevereiro, às 20h, no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, mesma data em que ocorre a tradicional finalíssima da acirrada disputa para Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2020. 

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por representantes indicados pelas seguintes Secretarias e entidades municipais: Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Secretária de Desenvolvimento Social Juventude Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Secretaria de Turismo Esporte e Lazer. A comissão julgadora irá avaliar a alegria, simpatia, entusiasmo e carisma dos participantes, além do cumprimento de até três minutos de apresentação. 

Carnaval Inclusivo – Atualmente, a Prefeitura, em parceria com outras entidades, oferece uma série de serviços inclusivos durante o Carnaval como ações de transporte (parceria com o PE Conduz) com vans para traslado entre o estacionamento da Prefeitura e o foco da Folia, com acesso ao FrontStage, Expresso Folia com ônibus acessíveis para o Galo da Madrugada e os quatro dias de folia, programação em braile, Camarote da Acessibilidade com capacidade para 350 pessoas no Galo da Madrugada, cardápio em braile nos restaurantes e lanchonetes da Arena Gastronômica, além do Carnaval do Projeto Praia sem Barreiras. Para 2020, a Prefeitura irá anunciar a ampliação dos serviços.