Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.02.21 - 12h00

Prefeitura entrega Praça da Árvore no Compaz Governador Eduardo Campos

img_alt

Espaço faz parte do Projeto Recife 500 anos, recebeu investimentos de mais de R$ 590 mil e se torna mais um atrativo de lazer na Zona Norte da cidade (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

As crianças e as famílias do Alto Santa Terezinha e bairros do entorno, contam com um novo espaço de brincadeira, alegria e aprendizados no Compaz Governador Eduardo Campos. O prefeito do Recife, João Campos, entregou nesta quarta-feira (3) a Praça da Árvore, ambiente que teve o projeto assinado pela Lazo Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Projeto Primeiro a Infância, da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES e a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda. No total foram investidos R$ 591 mil nas obras, que transformaram o local em um parque de interação e lazer para toda a família. A requalificação do espaço faz parte do conjunto de ações dentro do Projeto Recife 500 anos, que visa tornar o Recife uma cidade mais inclusiva e sustentável até 2037, quando a capital pernambucana completa seu quingentésimo aniversário.

“A gente tem aqui a inauguração de um praça que foi feita dentro de um conceito que se chama Urban 95. O objetivo é você projetar uma cidade pensando numa criança de 95 centímetros, porque quando você projeta uma cidade com acessibilidade, pensando numa criança, numa pessoa idosa, numa pessoa com deficiência, você vai estar projetando a cidade com inclusão e com acessibilidade. Então essa praça construída aqui simboliza o que a gente quer levar para os quatro cantos da cidade. Aqui foi feita uma parceria com a Fundação Bernard Van Leer e com a ARIES, uma agência que discute o Recife 500 anos. Nossa intenção é levar esse modelo para tantas outras localidades da cidade”, garantiu o prefeito João Campos.

A Praça da Árvore foi pensada com diferentes espaços para atender desde adultos com bebês, crianças de até 3 anos e crianças até 6 anos de idade. A praça possui uma área infantil coberta pela sombra da paineira (árvore que deu o nome da praça) com diversos brinquedos em madeira, bancos e fraldário para crianças menores. O local conta ainda com outros três espaços de brincar: um formado por um gramado com morros e túneis, de modo a estimular o livre brincar das crianças; um jardim sensorial por onde as crianças podem andar e ter o contato com a natureza estimulado, além de uma fonte brincante com área molhada dedicada a brincadeiras com jatos de água que saem do piso.

Para o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, a inauguração demonstra quais são as prioridades da Prefeitura do Recife. “O Compaz é um equipamento testado e aprovado, e tem avançado com novos laboratórios. Hoje está sendo inaugurada a Praça da Árvore, que eu prefiro chamar de Praça da Criança. Aqui é um espaço lúdico, um lugar para que as crianças pobres e de periferia, que estão aqui no entorno do Compaz Governador Eduardo Campos, possam fazer atividades lúdicas, que possam desfrutar da natureza e que possam saber que elas existem para essa gestão municipal da Prefeitura do Recife. Estou muito feliz com o prefeito João Campos entregando esse equipamento agora com um mês e três dias de gestão, mostrando que a prioridade das prioridades dessa gestão é a Primeira Infância”, comemorou.

A empregada doméstica Lucineide Maria da Silva, 53 anos, levou o neto para curtir o novo espaço. “Eu moro bem em frente aqui ao Compaz e trouxe o meu neto João Pedro de quatro anos. Estou achando esse parque maravilhoso. Ótimo mesmo para as crianças brincarem. Eu já trazia o meu neto para brincar aqui antes mesmo de o parque ficar pronto. A gente aproveita muito o Compaz, já que minha sobrinha faz balé e a minha irmã faz ginástica. O Compaz é maravilhoso”, contou.

A intervenção também se estendeu à área frontal do Compaz Governador Eduardo Campos. O trecho foi completamente requalificado, com alargamento do canteiro central da Avenida Aníbal Benévolo, reforma da parada de ônibus, construção de um faixa elevada e a requalificação de calçadas do entorno do equipamento. Atualmente o Compaz Eduardo Campos possui mais de 15 mil pessoas cadastradas.

COMPAZ - Mais conhecidas como Fábricas de Cidadania, as unidades do Compaz começaram a ser implantadas em 2016, com a inauguração do Compaz Eduardo Campos. Desde então, a cidade ganhou as unidades Ariano Suassuna (Cordeiro), Governador Miguel Arraes (Caxangá) e Dom Helder Câmara (Coque). Em 2019, o Compaz foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam. O prêmio tem como finalidade reconhecer projetos pelo país de larga escala social, que tenham impacto em vários setores. Os Centros Comunitários da Paz têm conseguido reduzir todos os tipos de violência nos bairros entorno do equipamento. A média de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), por exemplo, é de 30% de redução.

FUNDAÇÃO BERNARD VAN LEER - A Fundação Bernard Van Leer busca desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância. A entidade oferece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e suas famílias.

AGÊNCIA RECIFE PARA INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA - A Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES é uma organização dedicada aos estudos sobre o futuro das cidades e a facilitadora do processo de planejamento de longo prazo do Recife. É uma organização social de inovação e estratégia sem fins lucrativos, construída como uma iniciativa conjunta entre o setor privado, a sociedade civil organizada e o município do Recife.

RECIFE 500 ANOS - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Núcleo de Gestão do Porto Digital.