Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.02.21 - 11h00

Prefeitura amplia vacinação para mais profissionais de saúde do Recife

img_alt

Prefeito João Campos explicou que trabalhadores de UTI, de setores hospitalares de cardiologia, de imagem e de quimioterapia bem como de maternidades e policlínicas vão ser contemplados. Profissionais podem se cadastrar a partir de hoje (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A partir de amanhã (4), um novo grupo passa a ser contemplado pelo Plano de Vacinação da Cidade do Recife. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos em visita ao Compaz Eduardo Campos na manhã de hoje, quando deu declarações acerca do Plano Recife Vacina à imprensa. Dessa vez, serão incluídos os trabalhadores de saúde dos serviços de UTI; dos setores hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia; dos setores hospitalares de imagem, endoscopia e broncoscopia; dos setores de quimioterapia ambulatorial e internamento; de maternidades; das Policlínicas Municipais; dos serviços de inspeção sanitária, investigação epidemiológica e sanitização. Essas categorias já podem começar a se cadastrar nesta quarta-feira (3) para vacinação a partir de amanhã (4).

A expectativa é que sejam vacinadas mais de 15 mil pessoas desses grupos, que serão atendidos em local e data à sua escolha nos nove pontos de vacinação ou nos Drive-Thrus, mediante agendamento. Desde a chegada das vacinas à capital pernambucana, a Prefeitura do Recife tem estabelecido uma ordem de prioridade contemplando os grupos prioritários da primeira fase do plano nacional de imunização. A primeira fase inclui trabalhadores da área de saúde e idosos. Atualmente Recife já conta com mais de 27 mil pessoas vacinadas.

“A gente anuncia hoje a abertura de mais um subgrupo de trabalhadores da saúde. Então neste grupo da saúde anunciado, que poderá ser vacinado a partir de amanhã, estão contemplados todos os trabalhadores de UTI, de centros de quimioterapia, das policlínicas municipais, todas as maternidades e algumas especialidades que trabalham dentro do ambiente hospitalar”, esclareceu João Campos. “Como vai funcionar? As instituições de saúde, dentro desse critério, vão poder dar uma autorização para os trabalhadores que estão contemplados nessas áreas e, com esta autorização, o profissional da saúde vai poder fazer a marcação para se vacinar em um de nossos centros. Todas as instituições de saúde da cidade já estão sendo contactadas pela Prefeitura, já foram feitas reuniões ao longo dessa semana para poder garantir que todos esses trabalhadores terão os certificados recebidos da instituição para poder fazer a vacinação em um dos nossos centros”, complementou ele. 

Os trabalhadores serão vacinados porque atuam em ambientes de alto risco de contágio, atendem à demanda espontânea, e prestam serviços com procedimentos que geram aerossol. Além disso, ficam expostos aos vírus por tempo prolongado e atuam em áreas de maior susceptibilidade à Covid-19. Os profissionais contemplados com a vacinação a partir desta quarta realizam atividades assistenciais ou com circulação permanente em contato com pacientes. 

Assim como os idosos e demais profissionais de saúde que já estão sendo imunizados no Recife, esses trabalhadores devem se cadastrar no aplicativo Conecta Recife ou no site  minhavacina.recife.pe.gov.br. É preciso anexar a declaração emitida pelo responsável da unidade de saúde onde atua e, em seguida, fazer o agendamento. No dia da vacinação, é preciso entregar essa declaração no local onde for vacinado.

A partir desta quarta (3), a Prefeitura do Recife disponibiliza mais um ponto de drive-thru para vacinação contra covid-19 dos grupos prioritários. O esquema está montado no Estádio José do Rego Maciel, na Avenida Beberibe, no Arruda. Com isso, o município passa a contar com 13 locais de imunização, sendo nove centros com salas de vacinação e quatro na modalidade drive-thru, em que não é preciso descer do veículo. Até o início da noite desta terça-feira (2), 27.862 pessoas já receberam a vacina contra o novo coronavírus.

Os centros de vacinação estão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thrus funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Estádio do Arruda. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

AGENDAMENTO - A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

VACINÔMETRO - A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes.

FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. O canal de denúncias funciona no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.