Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.03.21 - 13h56

Novas turmas de Residência Médica e de Enfermagem começam a atuar no HMR

img_alt

Foto: Cortesia

 

Teve início esta semana, no Hospital da Mulher do Recife, o acolhimento aos novos residentes de Medicina e de Enfermagem Obstétrica da unidade. Nesta terça-feira (02), foi feito o acolhimento ao grupo formado por 10 enfermeiras. “Aqui na unidade, as enfermeiras obstétricas são responsáveis por 70% dos partos via vaginal, desempenhando um papel muito importante na assistência e no acolhimento humanizado para nossas pacientes”, destacou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.

A diretora falou sobre a importância da formação das novas residentes no HMR, onde elas terão a oportunidade de entrar no cenário de parto de alto risco, em que o Hospital é referência. “Como a  unidade também faz partos de risco habitual, vocês sairão daqui enriquecidas de informação e conhecimentos”, afirmou. A duração da residência em Enfermagem Obstétrica é de dois anos e, neste período, as profissionais percorrerão diversos setores da unidade. A coordenadora de Residência em Enfermagem, da Prefeitura do Recife, Rossana Haimenis, participou da cerimônia.

Residência Médica – Na última segunda-feira (01), o Hospital da Mulher recebeu os novos profissionais do programa de residência médica da unidade, nas especialidades de radiologia, ginecologia e obstetrícia. A formação tem duração de três anos. Os residentes foram recepcionados, no auditório Luiz Carlos Santos, pelo coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital, Cleytoon Davyd. “Esse é o segundo ano da residência médica no HMR e nos sentimos agraciados pela presença de vocês”, afirmou.

Cleytoon Davyd que, na ocasião, representou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho, destacou que a diretora é uma grande defensora da área de Ensino na unidade e, ressaltou ainda, o empenho dela para a implantação da residência no Hospital. Ele explicou também o funcionamento do Hospital da Mulher, como uma unidade da Prefeitura do Recife, administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. De acordo com o coordenador, nos próximos dias, os novos residentes serão direcionados para suas especialidades e terão acesso às normativas do Hospital. A coordenação do programa de Residências do HMR é da médica neonatologista, Dr. Jucille Menezes.